“Levo daqui conhecimento, networking e a satisfação de conhecer novas pessoas”. Afirma a empresária Roberta Carvalho, participante do Encontro Mulheres Empreendedoras, evento promovido pelo Sebrae em Barreiras, no Oeste baiano, na última terça-feira, (14). A intenção da entidade é impactar as mulheres levando-as a buscar capacitação e contribuir para o fortalecimento dos seus negócios. As participantes tiveram, gratuitamente, a oportunidade de aprender como atrair clientes com a palestra “Empreendedorismo feminino: alcançando resultados por meio do marketing digital”, conduzida por Marta Souza, especialista em marketing digital.
“Um encontro como este realmente fortalece a mulher empreendedora. É sempre um momento de aprendermos, principalmente com relação às redes sociais que mudam constantemente e são meios que nós temos usado para atingirmos um público maior. Por isso, me interesso por eventos como este”, conta Rosineia Silva, outra empresária que sempre participa das ações promovidas pelo Sebrae.
Mais de 150 mulheres atenderam ao convite do Sebrae e da Rede das Amigas Empreendedoras e empresárias, parceira do evento. Para a líder do grupo, Moriá Hummel, o Encontro alcançou o seu objetivo. “Foi um sucesso. O Sebrae tem acolhido as Amigas empreendedoras com todo o suporte possível. A gente leva daqui uma bagagem maravilhosa porque, hoje, a mulher que empreende precisa saber mexer nas redes sociais de forma estratégica e assertiva. Adquirimos mais conhecimento sobre como navegar no meio digital”, disse Moriá Hummel.
Este ano, o Sebrae está desenvolvendo o Encontro em formato de seminário para que mulheres consideradas inspiradoras no empreendedorismo possam contar suas histórias. Em Barreiras, a empresária Rose Mota que, há 21 anos, lidera uma empresa de segurança e outra de limpeza e conservação, foi uma das participantes do talk show. Rose contou sobre os desafios para alcançar bons resultados como empreendedora. “Eu trouxe meu exemplo para que as pessoas entendam que é possível sim vencer por mérito, vencer por desempenho. Para mim, é uma honra trazer minha história porque eu me orgulho dela, uma história que construir”, reconheceu.
O Encontro de Mulheres Empreendedoras está dentro das ações do programa Sebrae Delas que começou em 2019 e atua em toda a Bahia. Presente no evento, a gestora estadual do programa, Rosangela Gonçalves, considerou o seminário como perfeito por permitir a troca de conhecimento com a exposição de histórias inspiradoras. “O programa está dando muito certo. Temos um retorno positivo. As mulheres abraçam, reconhecem e é importante termos essa pauta dentro do empreendedorismo. A gente sabe que empreender é diferente para algumas mulheres e o Sebrae acaba tendo esse entendimento, esse olhar. Então, acredito que vem daí o sucesso do programa porque a gente sente as dores e os desafios das mulheres empreendedoras”, conta.
O resultado positivo do evento foi comemorado pelo Sebrae em Barreiras. “Tivemos um evento maravilhoso com a participação de mais de 150 empresárias da cidade. Estamos muito felizes e esperamos que as empresárias sintam-se mais motivadas para continuar tocando os seus empreendimentos. A Marta deu ideias essenciais para o sucesso dos negócios”, finaliza o gestor do Sebrae Delas em Barreiras, Carlos Cayres.
Ao todo, 24 municípios da região Oeste vão receber o Encontro de Mulheres Empreendedoras até o dia 30 de março. O circuito de palestras teve início na segunda-feira, (13). Em Barreiras, a capacitação gerou bons resultados também para a Organização não Governamental Lobo, que cuida de animais. O Sebrae e a Rede das Amigas Empreendedoras e empresárias arrecadaram ração para contribuir com o trabalho social da ONG.

