Em 2021, o Sebrae, por meio do programa Agronordeste Irecê, desenvolveu dois planos de trabalho em parceria com as prefeituras dos municípios de América Dourada e Mulungú do Morro. Foram realizadas diversas ações durante todo o ano, entre Palestras, Oficinas, Cursos e Consultorias, sempre com temas voltados para o associativismo/cooperativismo, boas práticas agrícolas e comercialização.
As parcerias tinham como premissa o atendimento de até 100 produtores em cada município, e foram realizadas tanto na sede, como nas comunidades rurais das localidades, objetivando atender inicialmente as cadeias de olericultura e mel.
Em Mulungu do Morro, foram realizados 100 atendimentos para produtores rurais, três palestras, três oficinas, nove cursos e duas consultorias Sebraetec. No município de América Dourada, também foram atendidos 100 agricultores, e realizados nove cursos, três oficinas e uma consultoria EPI.
O gestor de projetos do Sebrae em Irecê, Mauro Viana, destacou a parceria com as gestões municipais, e a importância da capacitação do agricultor para a melhoria das práticas e dos processos no campo.
“O Sebrae esteve perto do agricultor levando capacitações e consultorias específicas para a área. Foram momentos de muito aprendizado e novas práticas, que contribuíram muito para a melhoria da produção, e para a diminuição de despesas das propriedades”, explicou o gestor.
Para o secretário de Agricultura de Mulungú do Morro, Guilherme Coutinho Maciel, a apoio do Sebrae foi imprescindível para alavancar as ações de capacitação dos agricultores e fomentar o empreendedorismo na agricultura familiar.
“A parceria do Sebrae foi muito importante para a construção desse contexto de comercialização e de profissionalização da produção rural. O agricultor compreendeu que também é empresário, e precisa aperfeiçoar as práticas diárias para aumentar o faturamento e melhorar a gestão do negócio. O Sebrae foi fundamental nesse processo de mudança e de aprendizado”, afirmou o secretário.
O produtor de Mel, e presidente da Associação de Desenvolvimento Rural e Agropecuário de Prevenido (Adrap), em América Dourada, Ivanildo Firmino da Silva, destaca a importância desse suporte dado pelo programa Agronordeste, e pelas capacitações realizadas pelo Sebrae.
“Somos pequenos agricultores e as capacitações do Sebrae são fundamentais, pois nos ajuda a perceber como a organização do negócio é importante para o crescimento e o desenvolvimento da produção e da comercialização. São consultorias voltadas para a gestão e para o aperfeiçoamento das práticas agrícolas. Foi realmente muito produtivo para todos”, concluiu Ivanildo.
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
