O Museu do Mar Aleixo Belov, em Salvador, sediou o lançamento do Circuito Conexões Náuticas, na noite desta quinta-feira (17). A iniciativa do Sebrae Bahia e da Secretaria de Secretaria de Turismo do Estado (Setur) pretende ser realizada em diversas regiões do estado com o objetivo fomentar o fortalecimento dos empreendimentos náuticos, visando impulsionar essa extensa cadeia de negócios.
O evento contou com a participação das gestoras das marinas do Rio de Janeiro, Gabriela Lobato, e da Bahia, Leilane Loureiro, que abordaram o tema “Modelos de Excelência em Gestão de Marinas”. O painel teve mediação do especialista do ambiente náutico e consultor do Sebrae, José Raimundo Zacarias.
Para abrir o painel, Gabriela Lobato apresentou o modelo de gestão que tem impactado o setor náutico, por meio da BR Marinas – a maior rede de marinas do Brasil – na Marina da Glória (Rio de Janeiro-RJ). Ela reforçou a importância de integrar todo o ecossistema que envolve os empreendimentos, o acesso ao público e as ações de sustentabilidade socioambiental.
“Esse é um exemplo de como podemos fazer uma revitalização em área pública, trazendo grandes benefícios para a população. Temos um trabalho sustentável muito grande, que envolve muita gente. Entendo que o empresário tem essa responsabilidade. Acredito muito na influência pelo exemplo e é isso que tentamos fazer na nossa empresa”, afirmou.
Em sua participação, Leilane Loureiro, gestora das empresas do Grupo Cidade, como a Bahia Marina, mostrou o potencial da Bahia no cenário nacional e internacional, tendo em vista a grande extensão da zona costeira e as vocações econômicas e oportunidades de cada região do estado. Ela falou ainda dos benefícios que uma marina leva aos lugares onde são implementadas.
“A presença de uma marina não se resume em chegar a um bom lugar para parar. Normalmente, ela revitaliza os lugares onde são implantadas e cria condições de investimentos complementares para o benefício de toda a região. Um ambiente propício para o desenvolvimento de outras atividades”, reforçou.
O evento foi transmitido pelo canal do Sebrae Bahia no YouTube e está disponível para que os interessados possam conferir todo o conteúdo.
Atuação do Sebrae
Diante do grande potencial do estado com o desenvolvimento econômico que envolve o setor náutico, o Sebrae Bahia pretende intensificar a atuação junto ao poder público e aos micro e pequenos negócios que estão instalados ou pretendem ser criados nas regiões de vocação do segmento.
De acordo com o gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercados e Internacionalização da entidade, Vitor Lopes, o Circuito Conexões Náuticas é mais uma das ações que visa desenvolver o setor e oportunizar o crescimento dos negócios nas regiões de maior vocação para o segmento náutico na Bahia.
“Esse trabalho é importante, porque sabemos que há um potencial muito grande neste segmento. Existem grandes empreendimentos, mas também os pequenos negócios que estão associados. Se tivermos novos equipamentos implantados ao longo da costa baiana, teremos como consequência um impacto positivo nos pequenos negócios. Isso vai, com certeza, favorecer o empreendedorismo no setor náutico. O Sebrae, no seu papel de qualificar e melhorar a gestão, enxerga esse movimento com a expectativa muito interessante para termos o crescimento econômico baseado na micro e pequena empresa”, pontuou.
Potencial econômico
Estado com maior litoral do Brasil (cerca de 1,2 quilômetros de extensão), a Bahia tem se destacado no setor náutico por possuir grande potencial que envolve toda a cadeia, desde a instalação de marinas até a oferta de produtos e serviços que impulsionem a economia por meio do segmento.
Além disso, o estado é destaque por ter, em seu território, a Baía de Todos os Santos, segunda maior do Brasil, e a Baía de Camamu, terceira maior do País. Ambas abrigam uma variedade de ilhas, além de praias, florestas e manguezais.
Em toda a sua extensão litorânea, a Bahia possui vocações econômicas promissoras para o setor náutico, favorecendo a criação de novos negócios e fomentando o desenvolvimento de todo o ecossistema com empreendimentos de diversas atividades.
Para obter mais informações sobre os projetos para o setor náutico e outros segmentos, além das soluções oferecidas pelo Sebrae Bahia, basta entrar em contato por meio da Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.
-
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
