
Com o objetivo de qualificar o turismo local e atrair visitantes para o município de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, o Sebrae e a prefeitura municipal desenvolveram um roteiro turístico religioso valorizando locais estratégicos que carregam histórias e memória castroalvenses. Entre os equipamentos turísticos que integram a rota está a Capela e Memorial Santa Dulce dos Pobres.
Concluído, mas ainda em fase de ajustes para implantação, o roteiro tem início na Igreja de São José, no povoado de Jenipapo, e segue com destino ao Monte São Roque, Estação Ferroviária e Capela e Memorial Santa Dulce dos Pobres. A expectativa é que o percurso seja ampliado posteriormente com a inserção de outros pontos. O agendamento para visitas deve ser feito junto à secretaria de Turismo do município. O roteiro é gratuito e pode ser percorrido em grupo ou individual.
Analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Jamile Andrade ressalta as contribuições do Sebrae para a construção do trade turístico. “A participação do Sebrae na formatação da experiência do turismo religioso em Castro Alves estimula o desenvolvimento regional. O roteiro é uma alternativa de diversificação e competitividade da oferta turística na região. Além disso, em parceria com a prefeitura municipal, o Sebrae tem fomentado capacitações voltadas para pequenos empreendedores do município com foco no atendimento aos turistas”, destaca.
A formatação de produtos e serviços criativos em Castro Alves tem execução da Cria Rumo Consultoria, que busca evidenciar o potencial religioso do município sem deixar de lado valores culturais da terra do poeta. Experiências interativas cujas discussões devem focar no legado do poeta Castro Alves e na trajetória de lutas e conquistas de Santa Dulce dos Pobres também fazem parte do roteiro, que, em sua construção, contou com parceiros como a Igreja Católica, Sala do Empreendedor, secretaria de Empreendedorismo e secretaria de Cultura e Turismo.
Para o prefeito Thiancle Araújo, investir no turismo local é apostar no desenvolvimento do município. “É uma iniciativa extremamente importante porque, com a chegada do memorial e da capela de Santa Dulce em Castro Alves, a expectativa é incrementar o turismo religioso na cidade atraindo visitantes e, consequentemente, gerando renda, emprego e desenvolvimento para nosso município”, aponta.
Importância histórica
Um dos pontos de visitação, a Igreja de São José do Jenipapo foi construída em 1704 e é uma edificação jesuíta tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Restaurado recentemente, o local é considerado uma preciosidade da arquitetura religiosa jesuíta e retrata um momento histórico relevante para o patrimônio cultural. O Monte São Roque, área que abriga a capela de São Roque, possui vista privilegiada da cidade e é ponto de peregrinação de fies de religiões distintas. Já a antiga Estação Ferroviária também reformada abriga a recém-inaugurada Escola de Arte e Saber José Oliveira.
Capela e Memorial Santa Dulce dos Pobres
Inaugurada em outubro de 2020, a Capela e Memorial Santa Dulce dos Pobres foi construída no Monte Santo Antônio e tem capacidade para 200 pessoas. O espaço guarda uma das principais relíquias de Santa Dulce dos Pobres: o antigo túmulo que abrigou o corpo da freira baiana por quase dez anos em Salvador. O museu possui ainda painéis com fotos e textos que traduzem a trajetória de amor e solidariedade da Santa desde a infância até a canonização. Em pouco mais de um ano de funcionamento, o local já registrou cerca de 10 mil visitas de 117 municípios baianos, 17 estados brasileiros e 5 países.
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
