ASN BA
Compartilhe

Garoto de 10 anos dá os primeiros passos no empreendedorismo com as aulas de educação empreendedora

Professor do município de Itororó foi capacitado pelo Programa de Educação Empreendedora do Sebrae e incentivou o estudante no empreendedorismo
Por Nayla Santos
ASN BA
Compartilhe

“Eu pretendo ser um empresário e, em meu negócio, vender muito e ajudar a minha família”. Esse é o principal objetivo de Luigi Batista de Oliveira, de apenas 10 anos de idade. O pequeno empreendedor começou a vender objetos de artesanato junto com avó, durante a pandemia, para ajudar a família. Ele fez parte do Programa de Educação Empreendedora no município de Itororó e deu os primeiros passos para alcançar seus objetivos.

Os artesanatos comercializados por Luigi são os mais diversos, como ponteiras para lápis, chaveiros, porta-retratos, enfeites e barquinhos. Tudo isso com os temas dos seus desenhos preferidos. “Eu gosto muito da turma do Bob Esponja, Lula Molusco, Patrick, Cindy. Mas tem também ponteirinhas de lápis dos Minions, de cachorrinhos”, relata.

A veia empreendedora do pequeno Luigi foi logo percebida pelo seu professor Ismaik Ribeiro. Ele é professor da Escola Municipal Francisco Benício Santos, localizada em Rio do Meio, zona rural do município de Itororó.

De acordo com o educador, ele teve conhecimento de Luigi e do trabalho de artesanato que ele desenvolve com a avó e, quando soube da capacitação do Sebrae pelo Programa de Educação Empreendedora, acreditou encaixar no trabalho da escola. “Quando chegou a proposta do Sebrae pra mim, pensei que não poderia ser coincidência, é perfeito demais”, comentou.

Ribeiro afirma ainda que eles já tinham conhecimento do universo do empreendedorismo, mas, foi por meio do programa, as perspectivas foram ampliadas. “Foi algo mais expansivo, que chegou em boa hora através da Secretaria de Educação, que tem parceria com o Sebrae. Como me interessei, fiz no formato online e bem rápido. Levei o assunto da educação empreendedora para sala de aula com o apoio do material do Sebrae”, destacou.

O educador afirma também que se sente realizado em poder contribuir com essa formação empreendedora. “Me senti iluminado em boa hora, porque o menino já é empreendedor, essa já é a natureza dele. Estou feliz em ajudar a desenvolver essa veia empreendedora”, ressaltou Ismaik.

Depois da capacitação em sala de aula, o pequeno Luigi levou os conhecimentos adquiridos à avó e os negócios tem tido sucesso e muitas vendas estão sendo realizadas. No Dia das Crianças, a escola que ele estuda comprou 102 chaveiros. Os presentes foram entregues aos alunos como presente pela data.

Educação Empreendedora

O Programa de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae, busca incentivar o empreendedorismo ainda nas séries iniciais, no ensino fundamental, e inserir essa agenda do empreendedorismo contribuindo com o desenvolvimento do município.

Para Josi Viana, gerente regional do Sebrae, o ensino do empreendedorismo é extremamente importante para o desenvolvimento da economia de qualquer município e a história de Luigi é um exemplo claro disso.

“Sabemos das dificuldades do mercado de trabalho, que nem sempre o jovem, ao sair da escola, consegue se colocar como funcionário. Então essa é uma forma de mostrar que o empreendedorismo pode ser um caminho pra esses meninos no futuro, entendendo que ele pode ser um arcabouço de oportunidades no próprio município onde ele está inserido”, completou.

-

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800