Ana Paula Campos é proprietária na Pousada Pérola do Atlântico, na Ilha de Boipeba, em Cairu, na Costa do Dendê. Após oito meses sem funcionar em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a pousada conseguiu reabrir e se reerguer com o auxílio da consultoria Revigora Turismo, oferecida pelo Sebrae Bahia.
Sob o comando da empreendedora desde 2018, o negócio retomou as atividades de forma mais assertiva com o olhar atento ao mercado e às necessidades da empresa. “Antes, eu não sabia as despesas reais, custo da minha pousada, não sabia fechar os valores e não fazia planilha, por exemplo. Agora, já sei meus custos, faço a planilha mensal e estou conseguindo ter lucro mesmo sem alta taxa de ocupação”, pontua Campos.
Durante a consultoria, foi realizado um diagnóstico da empresa destacando os pontos positivos e negativos do negócio e apontando suas necessidades, como a demanda por uma planilha de custos, a definição da missão e do público-alvo da empresa, a divulgação assertiva nas redes sociais digitais, além da definição das funções de cada colaborador e do cálculo da taxa de ocupação da pousada.
“Aprendi também a agregar valor nos pacotes de hospedagem oferecidos. Antes, eu fazia a comparação de valores no Booking, por exemplo, e hoje já sei o custo do café da manhã que ofereço e dos serviços de forma ampla. Se as pessoas soubessem o quanto essa consultoria é enriquecedora e o quanto muda nossa perspectiva, fariam sem pensar duas vezes. Hoje, estou conseguindo pagar as dívidas, ter lucro e segurança no meu negócio”, acrescenta a empresária.
Para a analista do Sebrae, Jamile Andrade, o engajamento e a participação efetiva da empreendedora e dos colaboradores da pousada na consultoria garantiram o alcance de resultados positivos. “Sem dúvida alguma, os resultados da Pousada Pérola do Atlântico foram bastante satisfatórios, a empresa conseguiu colocar em prática controles financeiros, de processos e de marketing, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados”, conclui.
Revigora Turismo
O Revigora Turismo é uma consultoria individualizada realizada por especialistas que avaliam e propõem ações de melhoria a partir do diagnóstico de necessidades e prioridades do negócio. O programa inclui ainda capacitações coletivas que ampliam conhecimento em temas estratégicos. Tem como foco melhoria na gestão com olhar apurado para o mercado e para as inovações. É direcionada para MEI, micro e pequenas empresas do segmento do turismo (hotéis, pousadas, albergues, pensões e outros meios de hospedagem, agências, receptivos, bares, restaurantes e equipamentos turísticos como museus e parques.
-
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
