O Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) firmaram uma parceria para ampliar ações com foco no fortalecimento das micro e pequenas empresas do setor industrial. O documento foi assinado nesta quarta-feira (27) pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, pelo diretor de administração e finanças da instituição, José Cabral, e pelo presidente da Fieb, Ricardo Alban.
A parceria inclui ações para acesso a crédito orientado, internacionalização, sustentabilidade e apoio a empresas do setor gráfico. O objetivo principal da iniciativa é impulsionar a retomada da economia baiana, com soluções que contribuam para o aumento das micro e pequenas empresas industriais da Bahia.
Na área de crédito, o foco está na ampliação da interiorização dos serviços do Núcleo de Acesso a Crédito (NAC), que passa a ter sede em 10 municípios: Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A expectativa é atender até 600 empresas em um ano. O atendimento abrange também o entorno dos municpíos-sede do projeto.
Conforme destacou o superintendente Jorge Khoury, é fundamental que os empresários tenham acesso a crédito de forma orientada, para que apliquem o recurso da melhor maneira possível. Nesse processo, serão identificadas linhas de crédito específicas para as empresas, com orientações em cada etapa de acesso a crédito, além de capacitar os empresários com cursos relacionados a finanças e gestão.
No campo da internacionalização, o objetivo é divulgar e disponibilizar serviços para o processo inicial das micro e pequenas empresas que desejam acessar o mercado internacional. A parceria inclui ainda uma série de serviços para questões relacionadas a sustentabilidade, a exemplo de assessoria e capacitação para licenciamento ambiental.
Por fim, no apoio ao setor gráfico, será realizado um estudo para propor ações a empresas nessas áreas. A ideia é identificar desafios e oportunidades, entraves burocráticos e propor ações e incentivos para modernização dessas empresas.
Jorge Khoury ressaltou a importância da parceria com entidades representativas dos diferentes setores econômicos, para que as soluções possam ser encontradas em conjunto a partir das demandas de quem vivencia as atividades no dia a dia. “É por isso que reunimos as nossas equipes para saber que soluções podemos buscar para obtermos resultados positivos”, afirmou.
Já Ricardo Alban reforçou a necessidade de, cada vez mais, as instituições juntarem esforços para maximizar a sinergia em prol de resultados positivos.
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdo, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https: // www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
