O Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) formalizaram na tarde desta terça-feira (2) uma parceria para a execução de duas ações focadas na retomada econômica de micro e pequenas indústrias. Os convênios foram assinados pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, pelos diretores técnico, Franklin Santos, e administrativo financeiro, José Cabral, pelo presidente da Fieb, Ricardo Alban, e pelo superintendente da entidade, Vladson Menezes.
O superintendente Jorge Khoury destacou a parceria como um meio de tentar amenizar a crise que atingiu as micro e pequenas empresas e contribuir com a retomada do crescimento. “Hoje, mais do que nunca, os pequenos negócios precisam do nosso apoio e, quando juntamos forças, podemos obter resultados ainda mais significativos”.
O presidente da Fieb, Ricardo Alban, reforçou a importância do trabalho em parceria em meio à crise. “Temos que apresentar essas entregas à sociedade e essa união de esforços é fundamental para contribuirmos como processo de retomada econômica do país”, pontuou.
O primeiro convênio tem como objetivo disponibilizar aos donos de micro e pequenas indústrias ações de capacitação voltadas para o aumento da competitividade e também que possibilite o ingresso desses empreendimentos em mercados internacionais.
As ações incluem a realização de um estudo para identificar os principais gargalos enfrentados pelas micro e pequenas empresas com potencial para exportar ou que já são exportadoras. A partir daí, serão fundamentadas as propostas voltadas à transferência de competências para uma efetiva concretização de negócios internacionais.
A expectativa é atender cerca de 1 mil empresas do setor industrial, sendo 300 exportadoras e 700 potenciais exportadoras.
Além disso, serão disponibilizadas mentorias para empresários dos segmentos de alimentos e bebidas, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, vestuário e moda. A trilha integrada inclui a capacitação em formato EAD em diversos temas ligados ao comércio internacional; assessoria de seis meses, com apoio direto de comerciais exportadoras; e participação em rodada virtual de negócios.
Construção Civil e crédito
Já o segundo convênio está relacionado ao apoio à competividade das micro e pequenas empresas industriais da Bahia, com foco na cadeia produtiva da Construção Civil, especificamente nos segmentos de serraria, móveis e cerâmica. A previsão é atender 420 pequenos negócios, com ações de capacitação para melhoria da gestão.
Esse convênio busca também desenvolver ações para a interiorização do acesso a crédito, que se tornou uma ferramenta importante para dar fôlego às micro e pequenas empresas no período da crise gerada pela pandemia. As ações buscam atingir 420 micro e pequenas empresas das cidades de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista. O objetivo é aproximar agentes financeiros e empresários, fornecendo as orientações necessárias para o acesso a crédito.
O apoio à cadeia produtiva da construção civil inclui um diagnóstico do setor, com foco nos três segmentos contemplados, buscando construir um mapa dessa cadeia produtiva e identificando oportunidades para as micro e pequenas empresas.
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
(71) 3320-4557 /4558
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
