ASN BA
Compartilhe

Sebrae entrega plano para o turismo sustentável em Cachoeira e São Félix

Iniciativa propõe ações em prol do trade turístico na Rota da Independência
Por Rafael Lopes
ASN BA
Compartilhe

Com o objetivo de desenvolver o turismo no Recôncavo Baiano e desenvolver ações em prol do trade turístico na Rota da Independência, o Sebrae está construindo o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) em Cachoeira, São Félix, Maragogipe e Santo Amaro. Nesta quinta-feira (10), a entidade concluiu a entrega do planejamento nos municípios de Cachoeira e São Félix.

O Plano foi construído ao longo de um ano e, em Cachoeira, a expectativa é que o município seja reconhecido, até 2030, como um dos principais destinos turísticos do Patrimônio Histórico do Brasil. Para a prefeita Eliana Gonzaga, que recebeu o documento ao lado do chefe de departamento de Turismo do município, Cadu Morais, o PDTIS é importante, pois norteia o desenvolvimento do setor de forma integrada.

“Os turistas, geralmente, fazem visita de um dia porque o município não possui estrutura. Temos um potencial enorme, sobretudo com o turismo rural, e esse plano é fundamental”, pontua.

De acordo com o gerente regional do Sebrae, Carlos Henrique Oliveira, o instrumento é fundamental para guiar o fomento do turismo nos municípios. “O PDITS é uma ferramenta fantástica para que cada município consiga enxergar as oportunidades de desenvolvimento de atividades turísticas. A união futura entre os municípios que integram a Rota da Independência, sem dúvida alguma, facilitará o acesso de turistas de todo o mundo para conhecerem uma experiência totalmente diferente”, avalia.

Ainda segundo Oliveira, o Plano busca “fortalecer o desenvolvimento dessa região para que a rota seja comercializável, gere renda e melhoria de vida para as pessoas. No Plano, cada pilar possui diversas ações a serem realizadas e o cumprimento delas possibilita que o município melhore a agenda do turismo local. Isso feito de forma coletiva, com outras cidades da região, leva os municípios a um patamar diferenciado”.

José Geraldo Albergaria é vereador e conselheiro de Turismo em São Félix e vê de forma otimista o recebimento do PDTIS. “São Félix possui um potencial turístico gigantesco, mas precisamos potencializar e esse planejamento entregue hoje é extremamente importante para projetar um turismo melhor no município. Nossa meta é fortalecer o turismo local com rotas e atrativos para trazer o público à nossa cidade”, afirma.

O PDTIS de São Félix sugere, por exemplo, a construção de um parque linear e uma concha acústica, além de outras intervenções, como a qualificação do artesanato que, assim como no município de Cachoeira, apresenta vocação dos munícipes, mas precisa agregar valor às peças para, consequentemente, ampliar a geração de renda local.

Além de Albergaria, participaram da entrega em São Félix o diretor de Turismo, Elias Filho, a diretora de Cultura, Elba Matos, representantes do comércio e uma comitiva do Conselho Municipal de Turismo.

Eixos como produto turístico, infraestrutura e serviços, fortalecimento institucional, comercialização turística e sustentabilidade fazem parte do Plano, cada um com ações específicas, de acordo com a realidade identificada na análise preliminar de cada município.