ASN BA Atualização
Compartilhe

Encontro apresenta oportunidades de negócio em Portugal para pequenas empresas baianas

Superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury destacou ações focadas em internacionalização realizadas pela instituição
Por Carlos Baumgarten
ASN BA Atualização
Compartilhe

Um encontro realizado na manhã desta terça-feira (7), na sede da Fecomércio-BA, em Salvador, buscou apresentar oportunidades de negócio para micro e pequenas baianas que desejam investir em Portugal. O evento, que fez parte das celebrações do Dia de Portugal, contou com a presença de empresários, representantes da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Bahia, além do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e o vice-presidente da Fecomércio-BA, e presidente eleito da entidade, Kelsor Fernandes.

Durante o encontro, os participantes puderam acompanhar a palestra on-line de Francisco Costa, diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Ele ressaltou aspectos que atraem investidores para o país, a exemplo da posição estratégica no continente europeu. “Portugal é a porta de entrada para muitos países da União Europeia, o que possibilita chegar a um número de cerca de 500 milhões de consumidores”, ressaltou.

Costa falou ainda que Portugal é um país aberto ao investimento estrangeiro, e, especificamente com o Brasil, há vantagem com relação ao idioma. Entre os aspectos relacionados a oportunidades, o diretor abordou alguns setores estratégicos, especialmente no âmbito da dinâmica entre o ecossistema de inovação dos dois países.

Ele lembrou que, assim como no Brasil, a maior parte das empresas em Portugal são de micro ou pequeno porte. “Estabelecemos aqui uma relação de mão dupla. Queremos que as empresas baianas tenham maior presença em Portugal e que empresas portuguesas tenham maior presença na Bahia”, concluiu.

Internacionalização

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou que a instituição vem atuando, por meio da Coordenação de Internacionalização, para contribuir com o acesso ao mercado externo por parte das micro e pequenas empresas. “Portugal é uma das principais portas de entrada para o mercado internacional. Por isso, é fundamental, não apenas estreitarmos as relações, mas também preparar as empresas para acessar esse mercado de forma competitiva. E é preciso ressaltar a importância da união de esforços, por meio de parcerias, para alcançarmos esse objetivo, pois juntos chegamos mais longe”.

Em 2021, o Sebrae viabilizou a participação de 10 empresários ao Web Summit, conferência internacional focada em inovação tecnológica, que aconteceu em Lisboa As empresas baianas participantes do evento foram selecionadas por meio de um edital. A missão internacional possibilitou que os empresários buscassem investidores e também se conectassem com potenciais compradores de outros países.

O vice-presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, reforçou também o trabalho em parceria para suprir os empresários com informação e conhecimento. “Nossa missão é oferecermos todo o apoio necessário para que os empresários possam desenvolver suas funções e desempenhar suas atividades”, afirmou.

O cônsul de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, também participou do encontro, e falou da diversidade que compõe o Brasil. “Muitos estrangeiros pensam que o Brasil traz oportunidades apenas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mas são muitos ‘Brasis’. É um país continental. Por isso, é fundamental definirmos estratégias e criarmos a sinergia necessária para fortalecemos as relações entre os dois países”.

O presidente da Câmara de Comércio Portuguesa no Brasil – Bahia, Ricardo Galvão, destacou que o encontrou como uma oportunidade para fomentar os negócios entre as empresas baianas e o país europeu, a partir de uma aliança estratégica. “Portugal é um país de referência em muitas áreas e pode gerar muitas oportunidades para os empresários baianos”, conclui.

  • brasil portugal
  • fecomércio-ba
  • internacionalização
  • portugal
  • sebrae bahia