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3ª edição do Conexões Criativas destacou a sustentabilidade como foco na inovação dos negócios

Durante os quatro dias do evento promovido pelo Sebrae, novas conexões e saberes sobre os segmentos de moda, gastronomia, beleza e design e arquitetura foram abordados.
Por Juliana Vital para ML Comunicação
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A terceira edição do Projeto Conexões Criativas, promovida pelo Sebrae em Feira de Santana, destacou-se como um espaço privilegiado para a troca de ideias e a promoção de parcerias entre mentes inquietas que buscam soluções inovadoras para os desafios do futuro dos negócios. Entre os dias 23 e 26 de setembro, quando foi realizado o evento, a ênfase na sustentabilidade como pilar central da inovação foi uma das grandes tônicas das discussões.

Mais de 500 participantes de diversas áreas tiveram a oportunidade de explorar como a criatividade pode ser a chave para transformar ideias em práticas sustentáveis, que não apenas atendem às demandas do mercado, mas também respeitam o meio ambiente e promovem um impacto social positivo. As palestras e painéis foram conduzidos por especialistas que compartilharam suas experiências e visões sobre como as empresas podem se adaptar e prosperar em um mundo em constante mudança.

Além disso, a interação entre os participantes fomentou um ambiente colaborativo, onde a troca de experiências e a construção de redes de apoio foram fundamentais para inspirar novas iniciativas. “A conexão entre inovação e sustentabilidade se mostrou não apenas uma necessidade, mas uma oportunidade para criar um futuro mais responsável e alinhado com as expectativas da sociedade em todos os setores abordados durante o evento: beleza, gastronomia, arquitetura e moda”, destacou Lucia Souza, analista do Sebrae e gestora do projeto.

Apresentando a palestra “Decolonizando futuros: Design e afetos para emergência climática”, o arquiteto Guto Requena abordou a importância sobre a diversidade, afetividade e sustentabilidade, como um eixo fundamental para pensar o futuro. “Eu espero contribuir com maneiras de fazer arquitetura de modo mais sustentável, mais descarbonizado e mais diverso”, afirma. Requena destacou ainda “o poder de apoio do Sebrae em projetos, parcerias, diagnósticos, capacitações e fórum de discussões sobre como melhorar as cidades”.

Para Vítor Peixinho, arquiteto, urbanista e mente criadora, as discussões promovidas pelo Sebrae e as conexões estabelecidas durante o evento ampliaram suas perspectivas de forma significativa. “Passar anos analisando e estudando essa cidade traz um enorme apreço por ela, mas há um sentimento de impotência em relação aos seus rumos, as conexões do Sebrae, e toda a ampliação de perspectiva dentro que foi discutido, me faz acreditar que é possível nós profissionais nos articularmos mais enquanto segmento e sermos agentes ativos e renovadores da nossa cidade e dos nossos mercados”, avalia.

Para Mar Andrade, formentador, trans não-binário, arquiteto e urbanista, eventos como o Conexões do Sebrae são catalisadores de alternativas e respostas para as urgências que enfrentadas em nível global, mas principalmente dentro do contexto regional, no qual existe um maior potencial ativo de transformação direta da realidade. “O futuro, antes de mais nada, é uma busca, uma construção de ideal a ser percorrido, um exercício de pensamento que acontece de forma multidisciplinar no agora. Tenho esperança de que as inquietações que esse evento nos trouxe, nos servirão como base para olhar não só criticamente, mas de forma afetuosa para o nosso entorno, entendendo que a saída está interseccionada no passado, no presente e num futuro que só é possível existir dentro do coletivo”, reflete.

Moda e ancestralidade

O jornalista de moda e um dos principais palestrantes da programação, Rener Oliveira destacou uma conexão essencial entre a moda e a ancestralidade, reforçando como a valorização da cultura local, por meio do trabalho de artesãos e artistas, não apenas enriquece o mercado, mas também promove a sustentabilidade dos negócios. Para ele, essa abordagem nos lembra que a moda não deve ser vista apenas como uma indústria de consumo, mas como uma expressão significativa de identidade e herança cultural.

”Essa capacidade de se conectar com as raízes é fundamental para criar uma moda que respeite e celebre a diversidade cultural, ao invés de se apropriar dela. Apoiar os artesãos e valorizar suas técnicas e tradições pode fazer com que a indústria da moda se transforme em uma força que não apenas impulsiona a economia, mas também preserva e promove culturas que, de outra forma, poderiam ser esquecidas”, comentou.

“O Projeto Conexões Criativas reafirma a importância de eventos que incentivam o diálogo e a colaboração, essenciais para impulsionar a criatividade e a inovação no cenário empresarial. Ao unir diferentes perspectivas e áreas de atuação, o nosso evento contribuiu para a formação de uma comunidade mais forte e preparada para os desafios contemporâneos”, concluiu Isailton Reis, gerente regional do Sebrae em Feira de Santana.

O Conexões Criativas 2024 foi uma realização do Sebrae em parceria com o Senac, Sindvest, Sesc, Um Casa, Moab Branding, G-Light, Só pássaros, Rede Erguer, Portal Bahia Bahia, Revista Sacada, Vinhos Delezotti.

Durante os quatro dias de evento, mais de 300 kg de alimentos foram arrecadados pelo Mesa Brasil – SESC.