Na tarde desta quarta-feira (06), a sala do UCI Orient, do shopping Barra, ficou lotada com os participantes do Circuito Crescendo com Personalidade 3.4. O objetivo do evento é trazer para Salvador especialistas com domínio do conhecimento nas suas áreas de atuação e que possam propagar seus saberes, incentivando empresários a gerir seus negócios em um contexto marcado por muitas mudanças, inovação e tecnologia.
O evento teve a participação da palestrante Anna Telles, que foi pessoa em situação de rua, e se tornou empresária no ramo da beleza, escritora, palestrante internacional, como também da jornalista Nathalia Arcuri, fundadora da Me Poupe, empresa de impacto social, especialista em planejamento financeiro e economia comportamental”.
Presente no evento, o Diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, deu boas-vindas aos participantes e desejou que aproveitassem o momento para aumentar os conhecimentos. “Aproveitem, aprendam, anotem, façam contato uns com os outros, troquem cartão com o empresário que está ao seu lado, porque toda a oportunidade é para gerar negócios. O que mais nos deixa felizes e alegres é chegar na sala de um evento e ver tanta gente reunida para buscar conhecimento e tentar transformar sua própria vida”, destacou.
Para dar início ao evento, a empresária Anna Telles contou sua história de vida, sobre ter sido uma pessoa em situação de rua e ter vivido numa situação de vulnerabilidade social. Segundo Anna, essa experiência também serviu para construir a pessoa bem-sucedida dos dias atuais.
“Sou uma ex-moradora de rua morando em uma mansão em Alphaville. Comecei a ter atitude de milionária quando não tinha dinheiro. Sou milionária porque fiz o que fiz durante a minha trajetória ou sou milionária porque idealizei uma meta, um objetivo sem perder a essência?”. Por isso a empresária deu dicas de como superar crenças limitantes, com os conhecimentos também obtidos nas palestras de Nathalia Arcury.
“Quando passei a acumular dinheiro na conta, eu tinha um sentimento de culpa. Inconscientemente, passei a comprar o que não precisava, emprestar para quem não ia me pagar. Depois, passei um período dizendo não e, hoje, posso dar dinheiro a meus irmãos, porque multipliquei o que tinha, então, posso dar porque não me faz falta”, explicou.
Em seguida, o painel Inteligência Financeira teve a presença da jornalista Nathalia Arcury e da empresária Anna Telles, com a mediação da analista técnica do Sebrae Adriana Pereira.
Para tratar da gestão das finanças, Adriana perguntou como se faz para lidar bem com o dinheiro pessoal e Nathalia falou sobre a importância do planejamento. “Se a gente não reservar uma parte do que a gente ganha no presente para que bons investimentos multipliquem esse dinheiro para que a gente usufrua dele no futuro, o nosso futuro vai ser um pouco mais trabalhoso”.
Anna Telles chamou a atenção para o papel das pessoas que executam o trabalho nas empresas e o que podem fazer para ter êxito nos negócios.
“Geralmente, o executor tem a visão de que a empresa vai crescer, já viu o dinheiro cair na conta, mas ele ou ela ainda não tem o planejamento. O ato de planejar dá a dimensão de onde acertamos e onde erramos, por isso podemos intensificar o que foi positivo e evitar novos erros. Pessoas executoras precisam trazer uma visão estratégica para o negócio ou contratar alguém que tenha a habilidade para o planejamento do negócio”, explicou.
A mediadora levantou o tema da educação financeira para as especialistas, pontuando o fato de ser essencial desde a primeira infância. Nathalia Arcury falou sobre os preceitos que reforçam uma ideia equivocada sobre o dinheiro.
“Existem preceitos financeiros, a exemplo, de que dinheiro não traz felicidade, se ganhou muito dinheiro é porque fez a coisa errada. Se você não acredita que pode ganhar dinheiro, você não vai executar. Mas, ao acreditar que seu desejo é possível, você vai atrás daquela ideia que era meta, virou plano, conseguindo executá-lo” explicou.
Já Anna Telles, contou que ensina educação financeira para o filho, que já conhece alguns termos. “Meu filho já sabe o que é ativo e passivo desde novo. Por que ensinar isso, ele vai ouvir? Sim, você vai observar que seu filho aprendeu por meio das suas atitudes. Levei meu filho em um leilão para que saiba das diversas formas de ganho”, contou.
O empresário Fabrício Macedo, da empresa Desconstruindo Saúde, contou que eventos como esse servem de estímulo e incentivo para empreender.
“Eu estou emocionado, porque é muito difícil empreender. Não conhecia a Anna Telles, mas você vê a história dela na prática, colocando tudo que ela tinha e que não tinha para construir o que vinha de dentro dela, é muito encorajador. É extremamente importante esses locais, esses espaços, essas pessoas, para a gente estar tendo combustível para fazer melhor”, revelou.
A microempreendedora Jessica Pauline, dona da Presente na Caixa, uma empresa de presentes personalizados para ocasiões especiais, falou sobre aprender a importância de planejar as finanças.
“O planejamento financeiro foi o meu principal insight hoje aqui. Precisamos ter esse planejamento acima de tudo e buscar sempre conhecimento, ferramentas e oportunidades também para a gente não se perder no meio do caminho, para que não ocorram deslizes tampouco ou fechamento da empresa”, explicou.
-