ASN BA
Compartilhe

AceleraTons premia artistas da cena musical baiana

Evento realizado pelo Sebrae aconteceu no Cineteatro 2 de Julho, na Federação, em Salvador
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Quatorze artistas da cena musical baiana brilharam no Show Case AceleraTons, realizado pelo Sebrae, na quarta-feira (21), no Cineteatro 2 de Julho, na Federação, em Salvador, com apoio do IRDEB. Após um período de quatro meses imersos em aceleração, eles subiram ao palco para um momento pitch, no qual apresentaram seus negócios na área musical para um corpo de jurados, que elegeram os três melhores.

No lugar mais alto do pódio ficou o Jazz no Subúrbio, cujo prêmio foi o acesso com passagem e hospedagem para o Rio2C. O segundo colocado foi o rapper Errivance, que foi presenteado com uma vaga no Empretec. E o terceiro escolhido foi Kleber Albuquerque, que ganhou acesso a um evento de mercado em 2025, com passagem e hospedagem inclusas.

Os artistas que se apresentaram foram: Jazz no Subúrbio; Imaginal; Candice Fiais; Saravá Jazz Bahia; Divinora SSA; Yam Zen; Kléber Albuquerque; Make Like Fun; Mr. Jack e o Rock Sertanejo; Zabumba Tech; Errivance; Joel Guimarães; Jany – Janaína dos Santos; e Injúria.

Atuaram como jurados o coordenador da Rádio Educadora FM, Maurício Garcia; a diretora de Desenvolvimento Social da Pracatum, Ruth Buarque; o gerente de Cultura do SESC Bahia, Plínio Rattes; o diretor de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Felipe Dias Rêgo; e o jornalista de cultura pop, Lúcio Ribeiro.

A coordenadora de Projetos Especiais da Unidade de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Luciana Santana, observa que, no período de aceleração, os artistas receberam mentorias e capacitações com especialistas na área de negócios musicais, mas também puderam trocar experiências e fortalecer o networking.

“Tudo isso foi um processo de aperfeiçoamento do trabalho deles e puderam entender melhor a música enquanto negócio e tudo culminou nessa apresentação de hoje, quando performaram como empresários, empreendedores da arte. Eles aprenderam a dividir o tempo com as várias tarefas, mas isso não corrompe a arte e a realidade é essa”, comenta.

Talkshow

Enquanto os jurados escolhiam os três nomes vencedores, o assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, André Gustavo Barbosa, comandou o talkshow “Eu vivo de música. E você?” e conversou primeiro com o jornalista Lúcio Ribeiro, que opinou sobre música e empreendedorismo no Brasil. “Para viver de música, hoje em dia, o artista tem que fazer um monte de coisas. Não adianta ser uma banda legal. Só isso não leva a lugar nenhum. Tem que ter empreendedorismo”, defendeu.

Em seguida, Barbosa ouviu a agente de desenvolvimento da Superintendência Estadual da Bahia do Banco do Nordeste, Fabiane Neiva, que falou um pouco sobre as linhas de crédito ofertadas pela instituição financeira para empreendedores da área musical que ainda estão informais (Pessoa Física), MEIs e empresários de maior porte. “Eu fiquei tocada ao ver os artistas se entendendo enquanto empreendedores. O Sebrae está de parabéns pela iniciativa do AceleraTons”, elogiou.