ASN BA
Compartilhe

Cafés das Serras do Sertão ganham visibilidade e destaque na Semana Internacional do Café

Produtores atendidos pelo Sebrae estiveram, pela primeira vez, no evento que é um dos maiores do setor na América Latina
Por Tamara Leal para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Produtores de cafés atendidos pelo Sebrae em Jacobina participaram, pela primeira vez, da Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu de 05 a 07 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Um dos maiores eventos do setor na América Latina, o encontro reuniu empreendedores, investidores, profissionais, especialistas e produtores que discutiram sobre inovação, sustentabilidade e oportunidade no mercado global de café.

O Sebrae em Jacobina levou cinco produtores dos municípios de Jaguarari e Senhor do Bonfim, Centro-Norte da Bahia. A missão empresarial contribuiu para destacar a visibilidade e o reconhecimento da qualidade da Serras do Sertão, produzidos na Serra dos Morgados. Todos os lotes de cafés especiais levados para o evento foram comercializados.

Gestora do Sebrae em Jacobina e responsável pelo Projeto de Cafés Especiais, Amanda Teixeira, acompanhou o grupo de produtores. “Esse foi um momento histórico para as Serras do Sertão. Os nossos cafés foram amplamente elogiados por especialistas e compradores, destacando-se pela identidade sensorial única e pelo cuidado na produção. A comercialização dos lotes levados para o encontro, demonstra o potencial da região para conquistar mercados exigentes e agregar valor à produção local”, afirma Amanda.

Participar da Semana Internacional do Café representa um avanço significativo na valorização do terroir das Serras do Sertão, fortalece a imagem da região como produtora de cafés especiais e abre oportunidades comerciais e parcerias estratégicas.

De acordo com o produtor de café de Senhor do Bonfim, Ruan Mangabeira, a SIC representou o ápice dos eventos de café e cultura que ele participou, até o momento. “Foi um marco significativo para mim, demonstrando que não é necessário comercializar apenas café commodity. Creio que a comercialização de café commodity seja o maior desafio para muitos produtores. No evento, podemos observar a conexão direta entre produtores e consumidores finais, incluindo aqueles que adquirem pequenas quantidades para consumo próprio e os do mercado externo”, pontua o produtor.

Ruan Mangabeira ainda destacou que a experiência contribuiu significativamente para motivá-lo, ainda mais, para a produção de café de qualidade, independentemente da quantidade. Ele agradeceu ao Sebrae e a gestora Amanda Teixeira pela disposição em orientar e auxiliar todos os participantes da comitiva.

Já o produtor Juracy Marques dos Santos, do Café Terro, destaca que, depois de alguns anos de trabalho na cadeia produtiva da Serra dos Morgados, com o apoio do Sebrae, teve a felicidade de participar da Semana Internacional do Café.

“Além de estabelecermos bons contatos, inclusive para futuras relações comerciais, presenciamos os nossos cafés especiais se destacarem. Fizemos uma torrefação com a supervisão de uma empresa especializada e levamos os melhores terroir desenvolvidos na Fazenda Cachoeira, nas Serras do Sertão, e muitos especialistas classificaram o nosso produto como o melhor café do evento, vale destacar que participaram produtores de todo o Brasil e de outros países. Desta forma, toda essa experiência é motivo de muita, muita alegria”, finalizou Juracy.

Para mais informações sobre as missões empresariais, missões técnicas e demais soluções da entidade, os interessados podem procurar a unidade do Sebrae em Jacobina, localizada na Avenida Orlando Oliveira Pires, nº 871, Centro, com atendimento pelo telefone (74) 3621-4342. Já em Senhor do Bonfim, a agência fica na Rua Dr. Costa Pinto, nº 80, Centro, e o telefone para contato é (74) 3541-3046.