Produtores de cafés atendidos pelo Sebrae em Jacobina participaram, pela primeira vez, da Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu de 05 a 07 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Um dos maiores eventos do setor na América Latina, o encontro reuniu empreendedores, investidores, profissionais, especialistas e produtores que discutiram sobre inovação, sustentabilidade e oportunidade no mercado global de café.
O Sebrae em Jacobina levou cinco produtores dos municípios de Jaguarari e Senhor do Bonfim, Centro-Norte da Bahia. A missão empresarial contribuiu para destacar a visibilidade e o reconhecimento da qualidade da Serras do Sertão, produzidos na Serra dos Morgados. Todos os lotes de cafés especiais levados para o evento foram comercializados.
Gestora do Sebrae em Jacobina e responsável pelo Projeto de Cafés Especiais, Amanda Teixeira, acompanhou o grupo de produtores. “Esse foi um momento histórico para as Serras do Sertão. Os nossos cafés foram amplamente elogiados por especialistas e compradores, destacando-se pela identidade sensorial única e pelo cuidado na produção. A comercialização dos lotes levados para o encontro, demonstra o potencial da região para conquistar mercados exigentes e agregar valor à produção local”, afirma Amanda.
Participar da Semana Internacional do Café representa um avanço significativo na valorização do terroir das Serras do Sertão, fortalece a imagem da região como produtora de cafés especiais e abre oportunidades comerciais e parcerias estratégicas.
De acordo com o produtor de café de Senhor do Bonfim, Ruan Mangabeira, a SIC representou o ápice dos eventos de café e cultura que ele participou, até o momento. “Foi um marco significativo para mim, demonstrando que não é necessário comercializar apenas café commodity. Creio que a comercialização de café commodity seja o maior desafio para muitos produtores. No evento, podemos observar a conexão direta entre produtores e consumidores finais, incluindo aqueles que adquirem pequenas quantidades para consumo próprio e os do mercado externo”, pontua o produtor.
Ruan Mangabeira ainda destacou que a experiência contribuiu significativamente para motivá-lo, ainda mais, para a produção de café de qualidade, independentemente da quantidade. Ele agradeceu ao Sebrae e a gestora Amanda Teixeira pela disposição em orientar e auxiliar todos os participantes da comitiva.
Já o produtor Juracy Marques dos Santos, do Café Terro, destaca que, depois de alguns anos de trabalho na cadeia produtiva da Serra dos Morgados, com o apoio do Sebrae, teve a felicidade de participar da Semana Internacional do Café.
“Além de estabelecermos bons contatos, inclusive para futuras relações comerciais, presenciamos os nossos cafés especiais se destacarem. Fizemos uma torrefação com a supervisão de uma empresa especializada e levamos os melhores terroir desenvolvidos na Fazenda Cachoeira, nas Serras do Sertão, e muitos especialistas classificaram o nosso produto como o melhor café do evento, vale destacar que participaram produtores de todo o Brasil e de outros países. Desta forma, toda essa experiência é motivo de muita, muita alegria”, finalizou Juracy.
Para mais informações sobre as missões empresariais, missões técnicas e demais soluções da entidade, os interessados podem procurar a unidade do Sebrae em Jacobina, localizada na Avenida Orlando Oliveira Pires, nº 871, Centro, com atendimento pelo telefone (74) 3621-4342. Já em Senhor do Bonfim, a agência fica na Rua Dr. Costa Pinto, nº 80, Centro, e o telefone para contato é (74) 3541-3046.

