A capital baiana recebeu, nesta quarta-feira (5), no Centro de Convenções Salvador, a Caravana Sebrae Delas, em um evento marcado pelo reconhecimento da força feminina no empreendedorismo. A iniciativa percorre o país com ações voltadas ao fortalecimento dos negócios liderados por mulheres.

A Caravana é um movimento nacional de fomento ao empreendedorismo feminino e ao estreitamento do acesso ao crédito. Durante o evento, o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, ressaltou que a Caravana integra uma estratégia contínua. “Esse é um evento que busca levar informação, conteúdo e também orientação sobre crédito para micro e pequenas empresas, em especial para negócios geridos por mulheres. Sabemos que qualquer negócio precisa de crédito para se desenvolver bem e aqui oferecemos essa oportunidade de aproximação com instituições financeiras. Qualquer negócio, com o incentivo certo, muda a vida das empreendedoras e do entorno”, afirmou.

“Pretendemos chegar aos 26 estados e ao Distrito Federal, levando conhecimento, capacitação, mas principalmente estreitando a relação das mulheres empreendedoras com instituições financeiras, em alinhamento com o programa Acredita, do Governo Federal. O acesso ao crédito é um desafio para todos os empreendedores, mas é ainda mais desafiador para as mulheres”, afirmou a gerente de Empreendedorismo Feminino do Sebrae Nacional, Georgia Nunes.
O perfil das empreendedoras no Brasil confirma essa realidade. Segundo a gerente, 58% são mulheres negras, a maioria é MEI, com faixa etária entre 35 e 42 anos, enfrentando desafios semelhantes em diferentes regiões, como dificuldade de acesso ao crédito, gestão financeira e preconceito de gênero. De acordo com Georgia, o programa busca atuar como um catalisador de transformação. “O Sebrae Delas vai contribuir com o sucesso dos negócios. O Brasil é dos pequenos negócios e das mulheres”, reforçou.

A Caravana Sebrae Delas em Salvador contou com uma programação dinâmica voltada ao desenvolvimento das mulheres empreendedoras. O evento reuniu uma área dedicada à orientação para acesso ao crédito, com atendimento direto de instituições financeiras parceiras, além de espaços de experimentação e ativação lúdica relacionados aos pilares do programa.
A programação incluiu ainda oficinas práticas, sessões de diagnóstico empresarial e as Rodadas de Crédito, momento em que empreendedoras puderam apresentar seus negócios, tirar dúvidas e construir caminhos reais para viabilizar investimentos. Painéis temáticos sobre educação financeira, marketing, presença digital e inteligência artificial também fizeram parte da agenda, oferecendo ferramentas para ampliar visão estratégica e fortalecer a gestão.

O espaço “Oportunidades & Networking” possibilitou conexões entre participantes, facilitando trocas de experiências, parcerias e novos horizontes de negócio. Para garantir acolhimento, o evento também disponibilizou uma brinquedoteca com atividades para crianças de 5 a 10 anos, permitindo que mães empreendedoras participassem das atividades com mais tranquilidade.

Fampe
Durante o encontro, também foi lembrado o marco de 30 anos do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe). O fundo, que tem o Sebrae como avalista, busca facilitar o acesso a financiamentos para pequenos negócios.
O público pôde ainda se inspirar com a história da empresária Mirna Gomes, que está à frente da Lasanharia. Ela decidiu empreender durante a pandemia com apenas R$ 50. Com apoio do Fampe, obteve crédito junto ao Banco do Nordeste e expandiu o negócio. Hoje, Mirna tem três unidades em Salvador, emprega 14 funcionários na cozinha e trabalha com mais de 30 prestadores de serviço.
O encontro foi encerrado com a palestra magna da atriz e empresária Giovanna Antonelli, embaixadora do Sebrae Delas. Ela compartilhou sua experiência empreendedora e destacou a importância da coragem para começar.

