ASN BA
Compartilhe

Cooperativa Agropecuária de Irecê elege primeira mulher presidente em 54 anos

A agrônoma Zene Vieira vai presidir a Copirecê que tem apoio do Sebrae em diversas ações
Por Nara Zaneli
ASN BA
Compartilhe

A engenheira agrônoma Zene Vieira fez história ao ser eleita a primeira mulher a presidir a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), em 54 anos de atuação da instituição. A eleição foi realizada na última segunda-feira (25).

Com forte protagonismo no território de Irecê, a Copirecê é uma das 78 instituições que compõem o colegiado territorial de desenvolvimento sustentável (Codeter), com destacada participação no debate de temas relevantes para o desenvolvimento econômico do território.

O Sebrae apoia a Copirecê em diversas ações, como ressalta a presidente eleita, que reforçou a relevância da parceria. “A nossa expectativa, assumindo a presidência da Copirecê, é colocar em prática as ações de forma planejada para expandir a produção do milho não transgênico na região de Irecê e em outros territórios da Bahia. Temos cerca de 3.000 cooperados, e para obter êxito, precisamos praticar a escuta ativa e inserir novas tecnologias sustentáveis para os produtores de olericulturas do território de Irecê, e o Sebrae é um parceiro fundamental nesse processo”, afirmou a presidente.

Zene afirmou ainda que irá reforçar ainda mais a parceria com o Sebrae e vai andar de mãos dadas com a instituição. “Trabalhamos com o Sebrae há cerca de cinco anos, sempre planejando as ações e buscando as consultorias mais adequadas para atender as nossas demandas. É um dos nossos principais parceiros em treinamentos, posicionamento da marca, certificações e tantos outros processos. Vamos lançar, inclusive, um novo produto em junho em São Paulo, e o Sebrae vai nos auxiliar mais uma vez. Com esse apoio, faremos uma gestão diferenciada”, concluiu.

O Sebrae em Irecê desenvolve importantes projetos em parceria com a Copirecê, e auxilia o empreendimento disponibilizando capacitações, consultorias especializadas e processos operacionais como certificação orgânica, ISO 9001, entre outros. Para o gestor de projetos da instituição, Mauro Viana, a eleição mostra o quanto a mulher é capaz de gerir e conquistar seus espaços, mesmo em ambientes predominantemente masculinos. “Zene é uma parceira importante, que já trabalhava conosco em diversas frentes na cooperativa. Tenho certeza que vai somar ainda mais como presidente, com a sua experiência, suas atitudes arrojadas e sua visão de futuro . A Copirecê terá uma grande gestora”, afirmou.