ASN BA Atualização
Compartilhe

Cravolândia adere ao Programa Cidade Empreendedora e fortalece ações voltadas ao desenvolvimento local

Município passa a contar com estratégias do Sebrae para impulsionar pequenos negócios, agricultura familiar, educação empreendedora e melhoria da gestão pública
Por Nayla Gusmão para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

O município de Cravolândia, no Sudoeste baiano, é um dos 18 na região que aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que tem como foco apoiar a gestão pública na implementação de políticas estruturadas para o fortalecimento dos pequenos negócios e o desenvolvimento econômico sustentável. A iniciativa marca uma nova fase para o município, que vem consolidando ações nas áreas de agricultura, educação e melhoria do ambiente de negócios.

A gerente do Sebrae no município, Josi Viana, ressalta a importância da adesão e o impacto do programa no território. “É importante destacar que este é apenas o primeiro ano do programa. Estamos presentes em 18 municípios, com um ciclo de trabalho que se estende por dois anos. A ideia é que, no próximo ano, possamos avançar em ações que ainda não foram contempladas, sempre com leveza, profundidade e consistência. O grande objetivo é enraizar uma estrutura de gestão pública pensada para o pequeno negócio, de modo que as políticas não se encerrem ao fim do projeto, mas se perpetuem na agenda municipal.”

Para o Secretário de Agricultura de Cravolândia, Mazinho Fontes, a participação no Cidade Empreendedora reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano e rural. “A nova gestão tem um foco claro: fortalecer o desenvolvimento a partir do empreendedorismo urbano e rural, integrando secretarias e setores que têm essa missão. Estamos avançando em áreas como Educação Empreendedora, Agricultura Familiar via PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), Sala do Empreendedor e Rede Sim”, afirmou.

Potência

O secretário também destaca que a integração ao programa potencializa iniciativas que já estão em andamento no município. “Já implantamos a Escola do Cacau, atendendo 30 produtores; realizamos a Expo Cravo, a primeira feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária; e estruturamos o Comitê de Educação Empreendedora e o Comitê da Rede Sim. Com o apoio do Sebrae, nosso objetivo é melhorar ainda mais o desempenho da gestão e ampliar as oportunidades para o comércio, as agroindústrias e a agricultura local”, disse.

Com a adesão ao Cidade Empreendedora, Cravolândia passa a contar com ferramentas estratégicas para modernizar processos, ampliar a competitividade e fortalecer quem empreende, contribuindo dessa forma para a geração de renda, empregos e novas oportunidades no território.