O conhecimento e o sabor dos queijos artesanais ganharam destaque mais uma vez no Extremo-Sul da Bahia nesta semana. Entre os dias 11 e 14 de novembro, produtores rurais de Córrego do Ouro, em Guaratinga, e de Medeiros Neto participaram de dois módulos do Curso de Boas Práticas, Produção, Maturação e Análise Sensorial de Queijos Artesanais, iniciativa que integra as ações do Sebrae para fortalecer a agroindústria regional e o envolvimento da Cooperativa de Queijo nas capacitações dos produtores.
Em Medeiros Neto participaram produtores do município, de Lajedão, Itanhém e Vereda. O curso foi realizado nos dias 13 e 14, no Sindicato dos Produtores Rurais, reunindo participantes interessados em aprimorar técnicas, ampliar a qualidade da produção e agregar valor aos derivados do leite. Os produtores tiveram aulas teóricas e práticas, vivenciando cada etapa da produção queijeira, com a especialista Natieli Olejaz, maturadora e afinadora de queijos artesanais, sócia-fundadora da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud) e formada pela Mons Formation, referência internacional no setor.
Entre os assuntos abordados, os participantes aprenderam a elaborar três estilos tradicionais, a exemplo do queijo de massa mole, massa semicozida e massa cozida prensada, todos com técnicas específicas e avançadas, proporcionando uma visão completa sobre como garantir qualidade, segurança e identidade aos queijos artesanais produzidos na região.
Passos
“O fortalecimento da produção local, a fundação de associações e a participação em feiras são passos importantíssimos para o setor queijeiro, e vir até aqui contribuir para isso é gratificante. Quero agradecer imensamente ao Sebrae pelo convite, e em especial ao gestor Ismael Trindade por me confiar tamanha missão”, publicou a instrutora Natieli Olejaz em suas redes sociais.
O analista e gestor do Projeto Leite e Derivados do Sebrae em Teixeira de Freitas, Ismael Trindade, disse que iniciativas como essa são fundamentais para consolidar a cadeia produtiva local, especialmente com apoio de parceiros. “O fortalecimento dessa rede vai além da qualificação individual. O ambiente de melhoria contínua dos queijos artesanais é pensado por grandes apoiadores como o Sindicato de Produtores Rurais de Medeiros Neto, Secretaria Municipal de Agricultura, Faeb/Senar e Sebrae”, acrescentou.

