A e-Agro 2025 foi oficialmente aberta na noite de quinta-feira (27), no Centro de Convenções Salvador, trazendo para a capital baiana a força dos empreendimentos rurais da Bahia e apresentando ao público produtos de qualidade do interior do estado. Em sua sétima edição, a feira segue até o sábado (29), das 13h às 21h. A programação completa e os ingressos (gratuitos) estão disponíveis no site oficial. O evento é fruto de uma parceria entre Sebrae e Sistema Faeb/Senar, com o principal objetivo de estimular a geração de negócios e fomentar a inovação e a tecnologia.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia e do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, lembrou que a e-Agro é um evento de ciência, tecnologia e inovação, mas é também é um momento de confraternização e transversalidade que reúne diversos parceiros. “Inicialmente, esse evento começou no interior do estado, itinerante. Fizemos em Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e ele aportou em Salvador. E nós entendemos que essa multiplicidade de setores que aqui estão fizeram com que, na capital, a e-Agro pudesse ser o coroamento de tanta coisa boa e bonita que a gente vê no interior da nossa Bahia”, comentou.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou da satisfação em trabalhar em parceria com a Faeb para a realização de um evento da magnitude da e-Agro. “Estamos felizes em poder construir juntos aquilo que nós entendemos ser mais importante para o estado, que é o nosso campo, o agronegócio do nosso estado”. Ele destacou ainda a participação das caravanas de produtores. “Trouxemos 400 produtores oriundos das dez unidades regionais do Sebrae, para assistir às palestras e ouvir os ensinamentos que possam vir a fazer a diferença nos seus negócios. Além disso, trouxemos para a feira 10 compradores internacionais, de países da Ásia e Europa, que visitaram, previamente, áreas agrícolas no estado e agora estão visitando o evento, para que os nossos negócios possam ter maiores oportunidades”, informou.
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, enfatizou a importância do desenvolvimento do segmento rural no país. “O setor rural precisa crescer e continuar avançando e temos feito isso com muita qualidade, aumentando as safras todos os anos, batendo recordes de produtividade, mas falta alguma coisa. O que falta a gente está vendo aqui: é a inovação. Sem tecnologia não vamos conseguir avançar. Precisamos da inovação e a e-Agro representa isso e há sete anos discute, mostra e estimula inovação. Esse movimento começou aqui na Bahia e precisamos levar para o Brasil como um todo”, frisou.
“A e-Agro fala de tecnologia e inovação e sustentabilidade e com esses elementos nós podemos vender os nossos produtos para o mundo. A agricultura, que gera emprego e esperança na construção das famílias, está cada vez mais se especializando através das parcerias”, disse o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Pablo Barrozo.
Compuseram, ainda, a mesa de abertura da e-Agro 2025 as seguintes autoridades: o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt; a presidente da Associação Baiana do Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto Costa; a superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Monteiro; o vice-presidente da Fieb, Cláudio Murilo Xavier; o superintendente estadual do Banco do Brasil, Sinvaldo Vieira; superintendente em exercício do Banco do Nordeste, Francisco Carlos.

Destaques
De acordo com o coordenador de Agronegócios do Sebrae Bahia, Wagner Carvalho, a e-Agro 2025 vem com muitas novidades, a exemplo do Espaço Origens, que reúne 55 pequenos produtores rurais apoiados pelo Sebrae, desde o processo de qualidade, produtividade, até efetivamente o acesso ao mercado.
“Estamos realizando ações de capacitação, fomento ao negócio e ampliação do networking. Neste segundo dia de e-Agro, com a feira ainda fechada, vamos receber grandes chefs de hotéis de Salvador, que irão visitar esses produtores para conhecer suas riquezas e levar isso aos hotéis, quebrando fronteiras e conduzindo esses produtos aos turistas nacionais e de outros países”, disse
Wagner Carvalho explica que as capacitações são gratuitas e relacionadas à inovação, sustentabilidade e tecnologia. Como exemplo de temáticas que serão abordadas ele cita as cadeias do leite, cacau e café, com suas tendências e desafios no atual cenário do agronegócio. “São pautas que a gente trabalha nesses grupos e fazemos a consolidação e o fomento de oportunidades”, comenta o gestor.
A feira oferece programação ampla com palestras, o Espaço Sebrae Origens (que reúne 55 pequenos negócios atendidos pelo Sebrae), a loja de artesanato Bahia Original, área de inovação com agritechs e startups apresentando soluções inovadoras para o setor, competições que vão apresentar soluções na gestão de recursos hídricos, maquinário agrícola, praça de alimentação com atrações musicais e muito mais.


