Em mais uma roda de conversa para capacitar, aproximar e fortalecer as conexões entre os empreendedores negros atendidos pelo Sebrae em Salvador e Região Metropolitana, o projeto Ideia Preta trouxe para o centro das discussões o tema “Inteligência Artificial para Afroempreendedores”. O objetivo é apresentar as diversas possibilidades que podem ser aplicadas nos negócios através do uso das ferramentas de IA.
A gestora estadual do Sebrae Plural na Bahia, Rosângela Gonçalves, falou sobre a importância do incentivo ao afroempreendedorismo. “Acreditamos muito na força dos empreendedores negros, e o Sebrae está de portas abertas para todos que fazem parte dessa comunidade. Estamos prontos para ajudar na capacitação de todos que precisam desse braço forte que o Sebrae oferece”, destacou.

Já a gestora do Sebrae Plural, Taiane Almeida, ressaltou a intenção de incluir grupos que ainda representam a minoria nos negócios nas ações de capacitação da instituição, através de programas criados com essa finalidade. “Ainda não estamos atingindo os maiores espaços de poder e liderança, apesar de Salvador ter em média 86% de sua população negra. Mas estamos no caminho certo para isso. Já estamos na quinta edição do Ideia Preta e temos outras iniciativas, como Negócios com Raiz e Afropotência, que trabalha as características empreendedoras essenciais no perfil empreendedor”, destacou.

O bate-papo com os empreendedores foi conduzido pela especialista em inovação e empreendedorismo, Mel Campos, que começou a conversa dando dicas sobre como utilizar a IA de forma eficiente. Entre as formas de uso indicadas pela especialista estão: a melhoria nos processos de comunicação, o ganho de tempo e a inovação. “Mas é importante saber o que quer, definir bem o comando que se está dando à inteligência artificial para que ela compreenda bem o que foi pedido e consiga entregar”, disse.

Especialista em beleza afro e fundadora da Manas de Trança, Tainara Regina já usa as ferramentas de IA em seu negócio. “Eu costumo usar quando sinto que não estou com criatividade para gerar conteúdo para minhas redes sociais. Aí eu vou lá no ChatGPT e peço ideias do que postar, textos e ele me entrega a postagem pronta. Isso ajuda muito”.

Júlio César dos Santos é doutor em psicologia e empreende no segmento de medicinas tradicionais. “Eu estou achando ótima essa iniciativa porque aproxima vários empreendedores pretos, no que eles estão fazendo, na questão da ancestralidade, dos negócios e fortalece essa parceria com a instituição e outros empreendedores”, concluiu.
-

