ASN BA
Compartilhe

Empreendedores da agricultura familiar conhecem formas de acessar o mercado através de evento em Alagoinhas

Encontro Territorial de Acesso a Mercados fortalece economia regional
Por Dalmir Campos para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Foi realizado em Alagoinhas o I Encontro Territorial de Acesso a Mercados via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dois importantes programas do governo federal para a compra de alimentos, que são essenciais para os pequenos produtores por terem por onde escoar a produção através de mercados institucionais.

A ação faz parte de uma estratégia de atendimento territorial que abrange 34 municípios dos territórios de identidade Salvador e Região Metropolitana, Litoral Norte e Agreste Baiano, onde o Sebrae atua promovendo o desenvolvimento econômico e social sustentável.

O presidente da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Inhambupe (COOPERA), Adilson Souza, afirma que o evento é muito importante para uma melhor capacitação dos agentes, como as cooperativas e associações. “Isso nos traz a esperança de dias melhores. Estamos aqui com o Sebrae, outros órgãos, e todos eles vêm trazer capacitação para gente poder ampliar nossos conhecimentos. Aqui já temos experiência, mas com essa oficina vamos sair ainda mais capazes e com mais conhecimento de como executar o PAA e PNAE aqui na nossa região”, comenta.

O objetivo do evento é aproximar gestores públicos e lideranças locais das oportunidades oferecidas pelos programas PAA e PNAE, instrumentos fundamentais de fomento à produção local, geração de renda e segurança alimentar.

O Secretário de Agronegócio e Meio Ambiente de Rio Real, Gabriel Soares, comenta que o evento é de suma importância para os municípios que compõem o consórcio da região. “Estamos felizes em fazer essa troca de experiências com outros municípios e vamos tentar desenvolver políticas públicas mais eficazes para tentar inserir os produtos dos produtores e produtoras rurais, especialmente os da agricultura familiar, que são o carro-chefe da alimentação produzida em todo o país”, diz.

Durante a manhã, o evento reuniu prefeitos, secretários municipais de Educação e Agricultura, cooperativas, nutricionistas e diretores de escolas, para uma programação de incentivo e conscientização sobre a importância dos programas. À tarde, foi realizada uma oficina prática com os secretários municipais, conduzida por um instrutor da Unidade de Atendimento do Sebrae. A atividade teve foco na elaboração de um diagnóstico e mapeamento produtivo dos municípios, com o intuito de subsidiar decisões estratégicas e aprimorar o planejamento das ações de atendimento do Sebrae e das instituições parceiras.

Este evento marcou o início de uma agenda de quatro encontros. Os três próximos, previstos para novembro, terão como público-alvo os produtores rurais. Nessas etapas, o foco será a capacitação técnica e prática sobre como acessar as chamadas públicas e editais, compreender os pré-requisitos e desenvolver aptidões para atuar no mercado B2G (Business to Government).