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Empresária investe na presença digital durante a pandemia e aumenta faturamento após o Renova Varejo

O plano agora é inaugurar mais um ponto de venda com mix de produtos diversificado
Por Nara Zaneli
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O plano agora é inaugurar mais um ponto de venda com mix de produtos diversificado

Desde criança, a empresária Quele Ribeiro percebeu a sua veia empreendedora. Para ajudar a família, saía junto com a sua irmã para vender bolos caseiros na feira em Iaçu, cidade distante 280 km de Salvador. A empreendedora sempre almejou crescer na profissão e investir nos estudos, por isso se mudou com a família para capital aos 12 anos, onde começou a vender os bolos na escola, no prédio onde morava, para os amigos, e até na faculdade, quando começou o curso superior.

Depois de um tempo vendendo os produtos caseiros sem ter muito lucro, a empresa familiar não conseguiu competir e teve que encerrar as atividades por conta da concorrência de grandes padarias e redes de supermercado que vendiam bolos por até metade do preço dos que ela estava acostumada a comercializar.

“A gente fazia o bolo caseiro mesmo, sem nenhuma mistura pré-pronta. Usávamos ingredientes de qualidade e, por isso, nosso bolo ficava com o preço mais alto. Não demorou muito e tivemos que encerrar o nosso negócio”, disse a empresária.

Mas a paixão por bolos e pela confeitaria não deixou Quele desistir. Após conhecer o esposo Pablício, em Salvador, ele, que é do interior, fez uma proposta para abrirem uma empresa de bolos em Irecê.

“Fizemos um estudo de mercado para abrir a empresa de bolos com produtos premium. Chegamos com uma proposta inovadora, com bolos diferenciados, e com produtos salgados, como pães e quiches. Procuramos o Sebrae para nos orientar, tivemos consultorias especializadas, que padronizaram os produtos, rotularam os bolos, organizaram as embalagens, identificaram as informações nutricionais entre outros avanços. Quando a gente começou a chegar perto do que pensava, veio a pandemia e tivemos que recuar”, explica.

Com a empresa fechada, mas com muitos compromissos para honrar, mais uma vez, Quele teve que reformular a empresa e mudar radicalmente a estrutura do negócio. “Nosso produto era vendido em vitrine e entregue no balcão da empresa, mas com a pandemia, precisamos nos reinventar. O aluguel alto e salário dos colaboradores para honrar, decidimos desocupar o ponto, e investir no delivery com a empresa instalada em casa”, lembrou.

Mesmo com a estrutura montada na residência, o casal de empresários percebeu que a demanda era pouca para manter o negócio somente em Irecê. Estudaram o mercado e investiram em uma loja virtual, que atenderia o público de Salvador.

“Resolvemos colocar a empresa em casa e reestruturar o negócio, mais uma vez. Uma loja virtual Bolos da Quele, com produção em Salvador e dois pontos de venda, no Imbuí e Cabula, e uma escola de cursos, onde eu poderia ensinar as receitas exclusivas através da internet”, explicou.

Durante esse tempo, a empresária continuou participando dos cursos do Sebrae, inclusive do Programa Renova Varejo. “O Sebrae foi um parceiro importante nesse momento. Com o Renova Varejo, fortalecemos os canais de comunicação, participamos de feiras do segmento, recebemos consultorias especializadas e experimentamos o marketing de experiência, inclusive mandando bolos e tortas para a equipe do Sebrae degustar na instituição, em Salvador. Foi uma experiência muito bacana, que estamos levando para outras empresas”, afirmou.

O próximo passo da empresária é instalar um novo ponto de venda em Salvador e equipar o seu estúdio de gravação para profissionalizar os vídeos e aumentar a venda dos cursos online.

Para a analista do Sebrae, Delian Mendes, a coragem de empreender e mudar o rumo do negócio também faz parte do sucesso da empresa. “Quele é muito talentosa e sabe que pode usar esse dom para faturar com os cursos e com a produção de bolos. Ela participou de capacitações que abordaram vários temas e, com isso, adquiriu bagagem para conduzir a gestão da empresa. Recuou no momento certo e agora já começa a colher os frutos”, finalizou.

  • capacitação empresarial;
  • empreendedorismo
  • pequenos negócios