ASN BA Atualização
Compartilhe

Empretec Experience traz palestra da atriz Giovanna Antonelli a Salvador

Segunda edição do evento reuniu empretecos e interessados para relembrar as e mostrar as características empreendedoras
Por Rosana Silva para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A 2º edição do Empretec Experience foi realizada nesta quarta-feira (28), no Cecba, localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador. O evento atraiu empretecos e interessados nas informações sobre o Empretec, um seminário imersivo e principal programa de formação de empreendedores no mundo. O público conferiu a palestra da atriz e empresária, Giovanna Antonelli, e participou e um bate-papo com o administrador, Cláudio Forner.

Na abertura do evento, o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, falou sobre os 31 anos do Empretec no Brasil. “Hoje é um momento de celebrar a jornada de milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de passar por essa experiência transformadora”, pontuou.

Giovanna Antonelli subiu ao palco e contou algumas histórias da sua trajetória de vida e trabalho, mostrando como certos comportamentos foram importantes para que conquistasse aquilo que idealizava. “Desde o início, sempre tive que correr atrás. Era uma necessidade que se transformou numa grande paixão, que é o meu trabalho”, explica.

A atriz também falou da importância de não desistir dos sonhos e deu exemplos de nomes da literatura e das artes, de um modo geral, que foram desacreditadas, mas não desistiram. “Saibam que a vida é uma sucessão de ‘nãos’, mas nossa missão é transformar o não em sim. Temos que tampar os ouvidos para o que o mundo está dizendo, ouvir só a voz interior, no nosso potencial”.

Ela contou que a resiliência foi um comportamento importante para que conquistasse um papel importante numa novela, mas precisou insistir. “Eu ligava para a produção da novela, pedia para fazer o teste, mas diziam que não. Enchi tanto o saco que um dia me ligaram para fazer o teste. Eu me dediquei muito, mas não passei, porque não tinha o perfil da personagem. Várias atrizes desistiram e, por isso, me chamaram para o papel. Eles se lembraram não apenas de mim e do meu talento, mas lembraram do meu esforço, da minha garra, do meu empenho. Não podemos ter medo da exposição e de nos arriscar”, contou.

Já o facilitador do Empretec e conselheiro de Roberto Justus no programa “O Aprendiz”, Cláudio Forner, contou sobre a história da pesquisa, realizada pela ONU, da descoberta dos comportamentos dos empreendedores de sucesso, ressaltando a importância deles.

Segundo Forner o Empretec surge no período pós-guerra, quando a ONU buscava impulsionar o desenvolvimento e partiu para investigar o motivo de alguns empreendedores terem sucesso em seus objetivos e outros não. “O que há por trás dos indivíduos que têm sucesso nos negócios”? Era preciso intensificar a geração de empreendedores no mundo, mas não sabia o que fazer”.

Ao iniciar as pesquisas, notaram que os empreendedores de sucesso tinham comportamentos semelhantes. “Estabelecimento de metas é uma competência empreendedora. E esses empreendedores narravam que antes de iniciar qualquer atividade tinham o foco onde desejavam chegar, um ponto a partir do qual mudariam a realidade da vida deles”, explicou.

E, assim, as pesquisas avançaram e chegaram no estudo de comportamentos que eram semelhantes, como busca por informações, planejamento e monitoramento sistemático, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, busca de oportunidade e iniciativa, comprometimento, persistência, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança. “Buscou-se levar essas competências empreendedoras para um maior número de pessoas e, depois, foi feita a formação do treinamento conhecido hoje como Empretec”, acrescentou Forner.

No Brasil, o Empretec chegou em 1993, e mais de 300 mil empreendedores fizeram este programa. “Ele tem a cara do Brasil, por causa do nosso jeito de vender e do Sebrae levar em grande escala”, afirmou.

Para o gerente do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, a ação do Empretec Experience em trazer personalidades de destaque no mundo dos negócios busca tanto inspirar quanto mostrar às pessoas que todos vivem desafios semelhantes. “Focamos em trazer algumas personalidades, mas aquelas que tenham as características e habilidades empreendedoras”, ressaltou.

A ação de aproximar os empretecos, desde a primeira edição do evento, continua a ser um dos objetivos. “Este é um momento para os empretecos se encontrarem e também para que outras pessoas que não tenham feito o Empretec possam sentir um pouco da experiência do que é participar do seminário”, afirmou.

Esse é o caso da empreendedora Josy Carvalho, dona da Josy´s Brechó, com sete anos de mercado, e já vislumbra participar do seminário Empretec. Ela também é professora e espera conciliar o tempo para poder imergir na experiência. “Tenho muita vontade de participar do Empretec. Enquanto professora, me afastar do trabalho exige mais planejamento, mas estou me organizando para ter essa experiência”.

Já a empreendedora Marjorie Mendonça conta que veio em busca de ideias para gerir o novo negócio, a loja Perfeita Multimarcas, criada após o seminário Empretec, do qual participou em fevereiro de 2024. “Pensei nos insights poderosos e tenho certeza que vai ser uma virada de chave na minha vida. Saí do Empretec e já executei o que eu aprendi. para abrir a minha loja no dia 10 de maio”, revelou.