Alunos do Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), do Exército Brasileiro (EB), estiveram na manhã desta sexta-feira (23) no Sebrae Ecos, unidade voltada para atuação no fomento da sustentabilidade para pequenos negócios. O objetivo da visita foi apresentar aos alunos as ações desenvolvidas pelo Sebrae e que poderão ser replicadas nos batalhões do EB.
Para Márcia Sued, coordenadora do SebraeEcos, “a visita foi uma surpresa agradável e superimportante, porque eles vieram fazer uma vivência sobre sustentabilidade e aqui é o local ideal para isto. O Exército Brasileiro tem grandes possibilidades de desenvolver ações neste sentido nos vários batalhões espalhados pelo país e pudemos mostrar como a sustentabilidade permeia o dia a dia da corporação”, explicou.
Entre as ações estão reciclagem, uso adequado de resíduos sólidos, uso adequado da água e também o desenvolvimento de novas iniciativas, ações e parcerias com startups que possam ajudar na melhorias da sustentabilidade do EB. Para Tais Santos, coordenadora municipal do Espaço Colabore, a visita foi importante para contribuir com a ação cidadã através das atividades realizadas no Espaço Colabore.
Os estudantes puderam visitar toda a estrutura, como o Sebraelab e a incubadora InPacto, e entender como funciona um equipamento preparado para atender às demandas de sustentabilidade e tirar dúvidas sobre como levar essas iniciativas para os quartéis. Para o sargento Luis Eduardo, observar os contêineres e o reaproveitamento da água foi bastante impactante. Já para a sargento Gabriela Brito, a visita acentuou a preocupação com o “lixo eletrônico”, que causa um impacto ambiental muito grande.
Inovação
Para o coronel da reserva Costa Neto, a visita foi fundamental para conhecer o fomento da inovação e sustentabilidade e de como a estrutura militar em Salvador pode agregar essas possibilidades. Já a tenente Deise Ribeiro afirma que o conhecimento adquirido será utilizado para melhorar as práticas do EB. “Vamos levar essas questões que debatemos aqui e que precisamos melhorar lá, como a coleta de lixo”, detalha.
O SebraEcos fica localizado no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, no Itaigara, em Salvador e tornou-se signatário da Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2020. Tem como plano de ação impactar positivamente a sociedade através de cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Redução das Desigualdades; Consumo e Produção Responsáveis; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.