ASN BA Atualização
Compartilhe

Exército conhece atividades sustentáveis desenvolvidas pelo SebraeEcos

Ações poderão ser replicadas nos batalhões do Exército Brasileiro
Por Dalmir Campos para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Alunos do Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), do Exército Brasileiro (EB), estiveram na manhã desta sexta-feira (23) no Sebrae Ecos, unidade voltada para atuação no fomento da sustentabilidade para pequenos negócios. O objetivo da visita foi apresentar aos alunos as ações desenvolvidas pelo Sebrae e que poderão ser replicadas nos batalhões do EB.

Para Márcia Sued, coordenadora do SebraeEcos, “a visita foi uma surpresa agradável e superimportante, porque eles vieram fazer uma vivência sobre sustentabilidade e aqui é o local ideal para isto. O Exército Brasileiro tem grandes possibilidades de desenvolver ações neste sentido nos vários batalhões espalhados pelo país e pudemos mostrar como a sustentabilidade permeia o dia a dia da corporação”, explicou.

Entre as ações estão reciclagem, uso adequado de resíduos sólidos, uso adequado da água e também o desenvolvimento de novas iniciativas, ações e parcerias com startups que possam ajudar na melhorias da sustentabilidade do EB. Para Tais Santos, coordenadora municipal do Espaço Colabore, a visita foi importante para contribuir com a ação cidadã através das atividades realizadas no Espaço Colabore.

Os estudantes puderam visitar toda a estrutura, como o Sebraelab e a incubadora InPacto, e entender como funciona um equipamento preparado para atender às demandas de sustentabilidade e tirar dúvidas sobre como levar essas iniciativas para os quartéis. Para o sargento Luis Eduardo, observar os contêineres e o reaproveitamento da água foi bastante impactante. Já para a sargento Gabriela Brito, a visita acentuou a preocupação com o “lixo eletrônico”, que causa um impacto ambiental muito grande.

Inovação

Para o coronel da reserva Costa Neto, a visita foi fundamental para conhecer o fomento da inovação e sustentabilidade e de como a estrutura militar em Salvador pode agregar essas possibilidades. Já a tenente Deise Ribeiro afirma que o conhecimento adquirido será utilizado para melhorar as práticas do EB. “Vamos levar essas questões que debatemos aqui e que precisamos melhorar lá, como a coleta de lixo”, detalha.

O SebraEcos fica localizado no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, no Itaigara, em Salvador e tornou-se signatário da Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2020. Tem como plano de ação impactar positivamente a sociedade através de cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Redução das Desigualdades; Consumo e Produção Responsáveis; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.