Duas palestras práticas abriram a programação do Fórum do Comércio 2025, na manhã desta quinta-feira (30), no Sesc Casa do Comércio, em Salvador. Com o mote “Desenhando Futuros Desejáveis”, o evento, promovido pelo Sistema Comércio Bahia e pelo Sebrae Bahia, segue até sexta (31) e discute tendências e estratégias para o fortalecimento do setor. Oferecidas pelo Sebrae, as oficinas “Como atrair clientes todos os dias usando o celular e as redes sociais”, com Karla Assis, e “Crie posts profissionais para o seu negócio em minutos”, com Maeli Avezani, destacaram o uso do Canva e das redes sociais como ferramentas essenciais para impulsionar vendas e fortalecer a comunicação visual das empresas.
Em busca desses conhecimentos, a empresária Stephanie Oliveira, fundadora da Andes Turismo, uma agência de receptivo de viagens, buscou a oficina para tentar atrair mais clientes para seu negócio. “Sou principiante na área do empreendedorismo e quero me qualificar. A oficina chamou a minha atenção, porque me deu informações sobre formas para me aproximar do cliente, como me colocar profissionalmente nas redes sociais, como divulgar meu serviço de forma clara, chamando a atenção, e tornar a minha marca cada vez mais conhecida”, explicou.

Segundo a partnership manager (gerente de parcerias) Canva, Karla Assis, é fundamental para qualquer empresa estar nas redes sociais, sobretudo, com estratégias de uso da imagem. “Vivemos em uma era da economia visual, porque a principal forma de comunicação é a imagem. Se antes a imagem não era necessária, hoje ela é fundamental, diante do seu poder”.

A palestrante conduziu a apresentação da oficina e mostrou como as funcionalidades da ferramenta Canva podem ajudar os participantes a produzir conteúdo direcionados às particularidades de cada negócio.
Já na oficina “Crie posts profissionais para o seu negócio em minutos” os empreendedores também aprenderam como utilizar algumas funcionalidades do Canva. A instrutora Maeli Avezani explicou que é possível começar do zero, explicando como escolher o estilo desejado, chamando a atenção para não o reproduzir, mas buscar a criatividade e escolher novas cores, desenhos e pôr o logotipo da empresa. Com o uso do recurso redimensionar, a especialista mostrou como fazer conteúdos, a exemplo de uma campanha, para rodar em diferentes redes sociais, do Youtube ao Facebook, entre outras dicas.

Ao finalizar, desejou que o conteúdo ensinado fosse colocado em prática para alcançar os objetivos desejados. “Tudo isso é muito legal, mas é necessário colocar a mão na massa. Por isso, desejo que saiam daqui hoje e relembrem de todo o passo a passo ensinado, porque o Canva tem bastante recurso”.
Esses são os planos da artesã Suiá das Neves, do empreendimento SuiáMiçú, que trabalha com velas e produtos aromáticos. “Usava o Canva de maneira limitada, já que é um aplicativo bem intuitivo, mas nunca consegui fazer algo com a aparência semi profissional. Com essa palestra, acho que dei dois passos à frente e vou já colocar em prática, a exemplo de gerar um cenário, com fotos do meu produto. As informações que obtive são uma ‘mão na roda’”, explicou.

As mesmas oficinas serão oferecidas nesta sexta-feira (31). As inscrições podem ser feitas no link abaixo:
31/10 – Manhã: (clique aqui)
31/10 – Tarde: (clique aqui)
Serviço
Fórum do Comércio 2025
Dias 30 e 31 de outubro
Casa do Comércio – Salvador/BA

