Juazeiro, no Norte da Bahia, foi palco entre os dias 19 e 22 de novembro da primeira edição do Grand Petit Terroir, evento criado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal. Participaram 54 expositores com produtos de excelência. Durante os quatro dias foram realizadas rodadas de negócios com 30 compradores e 50 vendedores, resultando em cerca de 600 agendas, além de palestras, cozinha de harmonização e intensa interação com o público. Realizado na Orla 2, o evento atraiu diariamente cerca de mil visitantes, que circularam pelos estandes montados por empresas participantes e acompanharam concertos de Bossa Nova que integraram a programação cultural.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer a identidade produtiva do Vale do São Francisco e impulsionar novas oportunidades econômicas, culturais e turísticas por meio de experiências, conexões estratégicas e valorização da identidade regional. A abertura do Grand Petit Terroir, realizada no dia 19 de novembro, marcou o encerramento da programação do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, que aconteceu nos dias 18 e 19 em Juazeiro.
“Concluímos com sucesso a primeira edição do Grand Petit Terroir. Essa iniciativa do Sebrae Bahia com apoio da Prefeitura de Juazeiro, consolida a valorização dos nossos terroirs e abre caminho para levar o evento a outras regiões, ampliando mercados e fortalecendo a identidade produtiva do Vale do São Francisco”, concluiu o gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercado, Internacionalização (UPEMI), Herbert Café.

O gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, celebrou a conclusão de mais um evento de sucesso realizado pela equipe. “Encerramos o Grand Petit Terroir com a certeza de que cumprimos nosso propósito: valorizar os produtos locais e mostrar ao Brasil e ao mundo a força e a identidade do Vale do São Francisco. Foram dias de intensas conexões, negócios e trocas culturais que reforçam o potencial dos pequenos empreendedores da região”, finalizou.
Talita Freitas trabalhou no estande da empresa Gran Favoritas, que produz produtos naturais. “Esse evento é de grande importância não apenas para a economia local, mas também para a valorização dos nossos produtos regionais. Houve troca de experiências e networking com empreendedores de diferentes setores, o que fortalece o potencial do Vale do São Francisco. Nossa região é muito rica, não só em manga e uva, mas em diversos produtos de excelência. É fundamental trazer pessoas de fora para conhecer e também levar nossos produtos para outros mercados”.
O produtor rural Vamberto Nunes participou das palestras, visitou estandes e curtiu a boa música ao lado da família. “Juazeiro estava carente de eventos desse porte e agora resgata seu protagonismo, junto com toda a região, graças a uma iniciativa do Sebrae. Além de promover negócios, o evento movimenta a economia, fortalece hotéis, restaurantes e bares, e mostra a todos o potencial que Juazeiro sempre teve”.
A psicóloga e consultora empresarial Maria Guadalupe elogiou a organização dos espaços da feira. “A estação criada pelo Sebrae na Orla está muito bem organizada. É uma mostra da riqueza que temos no Brasil, apresentada de forma harmônica e elaborada. É muito positivo ver Juazeiro integrar turismo e cultura em um espaço como este, e estou muito feliz por participar desse momento.”
O gestor ambiental e apicultor Josinei Vitorino visitou a feira no último dia. “Acho muito importante iniciativas desse tipo. São empreendedores mostrando seus produtos e pequenas empresas ganhando visibilidade no mercado. Estou aqui com a minha família e estamos encantados. Conheci até um estande de polpa de fruta de um empresário de Abaré que já pretende instalar uma base em Juazeiro. Isso mostra que a feira está sendo produtiva”.
A programação reuniu fornecedores da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais em rodadas de negócios que têm potencial para gerar impactos expressivos na economia local. Além disso, o público participou de palestras temáticas sobre marcas de origem, cooperativismo, governança territorial, certificação, genética, caprinovinocultura e apresentações de cases de sucesso de empreendimentos regionais.


