A realização de mais uma deliciosa competição em busca do Melhor Pão Francês da Bahia, criado pelo Sebrae, aumentou a expectativa entre os empresários do setor na região do Extremo Sul. Ao entrar na etapa regional, os 41 estabelecimentos inscritos no concurso se preparam para receber a equipe técnica que faz a avaliação oculta dos produtos, com base nas normas da ABNT NBR 16.170.
Essa norma define os padrões de qualidade do pão francês e leva em consideração características específicas para crosta, miolo, sabor e textura. As padarias vencedoras da etapa regional seguem para a fase estadual e serão premiados o 1º, 2º e 3º lugares com troféus e certificados de reconhecimento.
Em 2024, a Padaria e Confeitaria Mais Delícia, localizada em Porto Seguro, venceu a etapa regional entre outras 33 empresas do Extremo Sul. Ela participou da disputa a nível estadual e marcou presença entre os melhores pães do estado.
O Concurso Melhor Pão Francês da Bahia tem como objetivo melhorar a qualidade de produção no setor de panificação, aumentar o fluxo de clientes e o tíquete médio das padarias, bem como ampliar a lucratividade do negócio por meio da margem de contribuição do pão francês. Visa também aperfeiçoar a gestão de mão de obra e treinamento; fidelizar a clientela por meio da padronização do produto; e aumentar a competitividade do setor e gestão eficiente dos custos.
Ao observar o engajamento das padarias, o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, parabenizou o comprometimento com a proposta do concurso. “Essa participação mostra a força empreendedora da nossa região, que busca continuamente aprimorar seus produtos e serviços, oferecendo cada vez mais qualidade à nossa gente”, pontuou.