Realizada no último dia 27 de novembro, em celebração ao Novembro Negro, o projeto África em Mim já virou tradição na Escola Municipal Flaviana Emília Ribeiro, em Castro Alves, no Recôncavo Baiano. A iniciativa tem apoio do Sebrae e fomenta a cultura afrodiaspórica no município, conectando a comunidade escolar em torno da valorização de saberes e da cultura ancestral.
O evento contou com apresentações, exposições, danças, músicas, estande do Sebrae e diversas atividades que promovem o conhecimento, a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da força ancestral presente na sociedade.
É uma alegria acompanhar a força e a evolução do projeto África em Mim, que, a cada edição, reafirma seu compromisso com a ancestralidade, a cultura e a resistência. Quando atuei nesta escola como Agente Local de Inovação, colaboramos para construir a ideia de integrar à culminância uma feira e ver que essa proposta se consolidou nos enche de orgulho”, destacou o analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Mailson Magno Serra, também gestor de Educação Empreendedora.
De acordo com o analista, a unidade escolar segue acompanhada pelo Sebrae por meio da agente Juliana, cujo apoio foi fundamental para o sucesso desta edição do projeto. “Parabenizo toda a equipe da escola que é extremamente
comprometida, dedicada e inovadora. Esta feira representa a potência de trabalhar empreendedorismo, diversidade e igualdade como pilares de transformação social”, completou o analista.
Quem também comemora a realização de mais uma edição da atividade é a professora Adriana Santiago Oliveira. “O projeto visa à promoção da sensibilização quanto às influências e contribuições do legado afrodescendente nos âmbitos municipal e nacional e resgata ícones e mártires municipais a partir de suas ideologias artísticas, artesanais, culinárias, entre outros”, explicou.
Para ela, o Sebrae vem salvaguardando as metodologias inerentes ao projeto com a parceria no âmbito do empreendedorismo. “É uma parceria que incentiva as trocas de experiências com a comunidade escolar no resgate da identidade e significância da cultura africana com estandes de trancistas, artesanato, instrumentos musicais, culinária, roupas e adereços oriundos da África com sua ressignificação cultural no legado desse povo”, concluiu.
ALI Educação Empreendedora
O projeto faz parte do programa ALI Educação Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que apoia escolas na implementação de práticas pedagógicas inovadoras, integrando empreendedorismo, criatividade e protagonismo estudantil ao processo de aprendizagem.
Em Castro Alves, o projeto teve início em 2022 e, em 2025, alcançou 14 escolas da rede municipal acompanhadas pelas agentes locais de inovação Karoline Santos e Juliana Rodrigues. Ao longo do ciclo, foram realizadas diversas ações como palestras, oficinas práticas, feiras de empreendedorismo e, de forma especial, a 1ª Maratona Estudantil de Empreendedorismo realizada com os estudantes do ensino fundamental – anos finais. A maratona premiou com tablets e outros itens as equipes que desenvolveram os melhores projetos voltados à solução de problemas reais do município, fortalecendo a formação empreendedora e a capacidade de inovação dos jovens.

