ASN BA
Compartilhe

Sebrae atua em nova edição do “BNDES Mais Perto de Você”

Evento é voltado a micro, pequenas e médias empresas que desejam ter acesso a crédito para alavancar seus negócios
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Salvador sediou, nesta quarta-feira (22) à tarde, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Costa Azul, nova edição do “BNDES Mais Perto de Você”, encontro gratuito promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e pela Fieb, em parceria com o Sebrae e a Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb). O evento é direcionado aos empresários de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que estão buscando caminhos para investir, crescer e fortalecer seus negócios por meio de acesso a variadas linhas de crédito.

Os empresários inscritos no evento assistiram às explanações de executivos do BNDES, que discorreram sobre as principais soluções e oportunidades de crédito disponíveis atualmente. Em seguida, eles se reuniram, individualmente, com especialistas na Rodada de Negócios, com representantes de agentes financeiros credenciados ao BNDES (Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cresol, Desenbahia, Itaú, Santander e Sicoob) e instituições de apoio preparados para ouvir as necessidades e apresentar soluções concretas.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a importância do trabalho realizado pelos integrantes do ecossistema de apoio à concessão de crédito. “Sempre que podemos fazer algo com parceiros fazemos mais e melhor. Não tenho dúvida de que o governo federal, através do BNDES, o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o setor empresarial, aqui representado pela Fieb e pela Fecomércio, além das instituições de crédito e cooperativas, todos juntos fazemos algo diferente. E o Sebrae está ao lado de vocês, para o que for preciso”, enfatizou.

Para o secretário de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Ângelo Almeida, o “BNDES Mais Perto de Você” representa na prática um movimento de aproximação entre o setor produtivo e as soluções de financiamento que impulsionam a economia. “A iniciativa traduz o compromisso do BNDES com o desenvolvimento regional e com a democratização do crédito para quem faz a economia acontecer”, afirmou.

De acordo com a interlocutora de Crédito, Liliane Rocha, o Sebrae tem parceria com diversas instituições financeiras e de fomento ao empreendedorismo e o BNDES é uma delas. “Temos um convênio nacional com o BNDES que prevê ações e eventos como o de hoje e a capacitação da nossa equipe, das salas do empreendedor, dos nossos credenciados (especialistas), prestadores de serviço que atuam com a temática financeira. Sebrae e BNDES têm um interesse mútuo, que é o de fazer com que o empresário conheça as formas e as possibilidades para alavancar seu negócio”, pontuou.

A diretora de Crédito Digital para MPME do BNDES, Maria Fernanda Coelho, destacou que o BNDES e as instituições parceiras têm o grande objetivo de chegar próximo do MEI, da micro, da pequena e da média empresa. “Na rodada de negócios, perguntem, tirem suas dúvidas com a equipe, que está muito disponível e tem feito um grande trabalho junto com as instituições financeiras parceiras, para que a gente possa, então, cada vez mais crescer aqui na Bahia e no Brasil”, frisa.

Em sua fala, o superintendente da Fieb Vladson Bahia Menezes, enfatizou a importância do BNDES para o desenvolvimento do país. “Tem aumentado a concessão de crédito, mas é preciso chegar ainda mais forte na pequena empresa e no Nordeste. Esse trabalho que está sendo realizado aqui é um exemplo do que pode e já vem sendo feito para desenvolver as pequenas empresas e conceder o crédito, não apenas para crescimento, mas para inovação”, disse.

Oportunidades de crédito

O chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional, Tiago Peroba, e o analista do Departamento de Relacionamento, Marcos Vinícius Alves, , ambos do BNDES, explanaram sobre as oportunidades de crédito para impulsionar as MPMEs, citando o modelo operacional, as soluções de crédito e garantias do banco. Segundo Tiago Peroba, 97,7% das operações de crédito do BNDES em 2024 aconteceram para conceder financiamento a empresas que faturam até R$ 300 milhões por ano (MPMEs). “Quem pede financiamento deve ter capacidade de pagamento, planejamento e informação sobre o que pretende adquirir. Não basta ter um sonho”, frisa.

Segundo Marcos Vinícius Alves, o banco criou uma plataforma digital chamada Canal MPME, que conecta o empresário a parceiros do BNDES, promovendo acesso a crédito, mas também existem nesse espaço parceiros que vão ajudar nas suas iniciativas de inclusão produtiva, capacitação e digitalização. “O empresário informa a sua necessidade naquele momento e o sistema pede autorização para acessar a base de dados. O sistema identifica a empresa pelo CNPJ, o porte, setor, localização e, com isso, identifica qual banco está apto e tem interesse em operar com empresas com esse perfil. A partir daí, o empresário encaminha a proposta e tem início a negociação”, explica.

O analista conta ainda que, os empresários que desejam comprar máquinas e equipamentos, podem fazê-lo por meio do FINAME BK e O&C (em até 10 anos, com até 2 anos de carência). Donos de empresas que queiram obter insumos industrializados, podem utilizar o FINAME Materiais, com sete anos para pagar, com até dois anos de carência. “O Crédito Digital é uma ferramenta que tem pré-aprovação dentro do aplicativo do banco parceiro, pelo celular do empresário. São 60 meses para pagar, com até 12 meses de carência”, finaliza Marcos Vinícius.

Um guia de financiamento está disponível no portal do BNDES [https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home], informando detalhes do processo de solicitação de crédito, tais como quem pode ser cliente, o que pode ser financiado e as condições de financiamento.