ASN BA
Compartilhe

Sebrae celebra Dia do Empreendedorismo Feminino e encerra Trilha Empreendedora de Sucesso em Barreiras

Evento certificou 19 mulheres e destacou avanços em gestão e fortalecimento dos negócios femininos no Oeste da Bahia
Por Silvanis Costa para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Sebrae em Barreiras realizou, nesta terça-feira (25), o evento de celebração do Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino(19.11), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), que também marcou o encerramento da Trilha Empreendedora de Sucesso, que é uma jornada formativa exclusiva para mulheres, realizada ao longo de quase três meses com mentorias individuais, oficinas, e formação prática em temas essenciais para o desenvolvimento dos negócios. A noite reuniu as 19 concluintes da trilha, além de empreendedoras da região.

Logo após a abertura, a gerente adjunta do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, destacou a importância do encontro como símbolo de reconhecimento e avanço no protagonismo feminino. “Este evento celebra o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e encerra a Trilha Mulher Empreendedora, reforçando o valor da mulher na transformação das empresas e das comunidades. Foi um ano de muito apoio ao empreendedorismo feminino dentro do Projeto Plural e nossa expectativa é fortalecer ainda mais esse trabalho em 2026”, afirmou.

A programação contou com a palestra da especialista em neuropsicologia e terapia comportamental, Sandra Almeida, que ressaltou os desafios específicos enfrentados pelas mulheres no empreendedorismo, diferentes dos vivenciados pelos homens. Ela ressaltou que estereótipos negativos ainda influenciam a percepção sobre a capacidade feminina de gerir negócios, limitam o acesso a crédito e geram desconfiança no mercado. Mesmo assim, Sandra enfatizou que as mulheres têm avançado e conquistado mais espaço no ambiente empresarial.

A palestrante explicou que grande parte das mulheres entra no empreendedorismo por necessidade, sem tempo para planejamento ou avaliação de mercado, o que aumenta os desafios iniciais. Para superar essas barreiras, defendeu o investimento em conhecimento, o reconhecimento dos desafios em vez de ignorá-los e a importância das parcerias entre empreendedoras, que ampliam perspectivas e fortalecem redes de apoio e competências técnicas.

Sandra também destacou dados recentes do Sebrae, divulgados em 2024, que mostram a evolução das mulheres em gestão financeira e administração de negócios, comprovando que elas têm superado dificuldades e alcançado resultados mais sólidos. Durante a palestra ela disse que o evento refletiu esse movimento, um encontro voltado à busca por aprendizado e à transformação dos negócios liderados por mulheres.

Representando a coordenação da trilha, a gestora do programa Sebrae Delas, Delvânia Borges falou sobre o impacto direto da formação na vida profissional das participantes. “Nosso objetivo foi preparar as mulheres para serem mais competitivas, corrigirem gargalos operacionais e avançarem com mais segurança. Observamos mudanças imediatas na presença digital das empreendedoras e esperamos que, a médio prazo, os resultados apareçam também no planejamento e na gestão financeira”, disse.

As participantes também relataram seus aprendizados. A corretora de imóveis Maíra Aguiar afirmou que o maior ganho foi a criação de conexões, destacando o aprendizado, a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e a motivação para formalizar seu negócio. Já a empresária Nancineide Mendonça Gomes declarou que a trilha ampliou sua visão sobre o mercado digital. A empreendedora, que atua com depilação e artigos religiosos, contou que o programa ajudou até na criação do nome da sua marca, Divina Nanci. Para ela, a experiência foi “maravilhosa e perfeita”.

Outra participante, Rairane Lessa, avaliou que a trilha foi uma porta de entrada para o conhecimento técnico e emocional necessário para o início do empreendimento. Ela destacou a diversidade de temas, a qualidade dos professores e mentores e a troca de experiências entre as 19 mulheres inscritas, reforçando a efetividade da iniciativa. “A trilha trouxe esse novo olhar mais consciente, mais preparado e mais estratégico, tanto para finanças quanto para marketing e gestão”, completou.