ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae e ADEX apresentam resultados e articulam novas parcerias para impulsionar o desenvolvimento do Extremo-Sul baiano

Workshop reuniu lideranças para alinhar estratégias, debater desafios e consolidar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento econômico
Por Milka Morais para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da faculdade Anhanguera, em parceria com o Sebrae, aconteceu o Workshop ADEX 2025, com a presença de patrocinadores, parceiros, prefeitos, secretários, vereadores e representantes dos municípios que compõem o Território de Identidade. A Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (ADEX) existe desde 2023, criada a partir de um desdobramento do Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) e conta com um grupo das maiores lideranças da região.

O encontro teve como objetivos principais a apresentação dos resultados alcançados pela agência ao longo do ciclo mais recente, a troca de experiências entre os atores públicos e privados da região e o fortalecimento das parcerias para ampliar o ecossistema de empreendedorismo, inovação e competitividade no Extremo-Sul baiano.

Para o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, o encontro marcou um importante passo para o futuro da região. “É um dia especial, porque acompanhamos o 3º encontro de encerramento das atividades anuais da ADEX e apresentação dos vários resultados conquistados ao lado de parceiros como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Teixeira de Freitas (ACE), sindicatos do comércio e da Câmara de Turismo da Costa das Baleias”, pontuou.

A agenda também incluiu uma apresentação do Estudo Territorial Extremo Sul 2035, motivo de grande celebração e expectativas entre os envolvidos. A respeito, o gerente regional de relações corporativas da Suzano Papel e Celulose, André Brito comentou sobre o potencial da região. “Hoje participamos do plantio de uma semente que vai gerar grandes frutos. Esse estudo vai mapear os potenciais econômicos, ambientais, sociais da nossa região, e assim, poder contribuir com um planejamento estruturado que possa direcionar um crescimento futuro, em como aspiramos o território daqui 10 anos”, ressaltou.

Além da apresentação do relatório de atividades e impactos mais relevantes, membros da ADEX destacaram programas de fomento, articulação institucional e captação de investimentos, entre os quatro eixos como Hub de inovação e tecnologia, Observatório de inteligência territorial, Campo 5.0 e Território empreendedor.

Com um painel durante o evento, o gerente do Sebrae ainda destacou a alegria em concluir a formalização desse documento que vai oportunizar uma atuação focada e específica a áreas de grande potencial para os próximos anos. “Um dos momentos aguardados também é a apresentação do Estudo Territorial Extremo Sul 2035, com tantas instituições pensando em como desenvolver melhor os principais vetores de crescimento dessa região tão próspera”, acrescentou Brito.

Em clima celebrativo, a presidente da ADEX, Cleide Ferreira agradeceu ao apoio das instituições. “É um dos nossos projetos mais grandiosos, que foi elaborado com muito cuidado e afinco durante 9 meses, como uma gestação, estudando para fazer esse planejamento da nossa região inteira para daqui a dez anos. Temos muitos parceiros e a consultoria com uma empresa nacional, mas que tem projetos globais, muito bem conceituada, então estudaremos a região e com base nessa pesquisa apresentaremos em workshops para toda a população acompanhar os desdobramentos”, explicou.