ASN BA
Compartilhe

Sebrae e Embratur lançam Plano Brasis em Salvador

Iniciativa visa aprimorar a capacitação das micro e pequenas empresas que atuam no trade turístico, para impulsionar o turismo nacional e internacional na Bahia
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 foi lançado na tarde desta quarta-feira (26), na Casa das Histórias, no bairro Comércio, em Salvador. A iniciativa da Embratur, em parceria com o Sebrae, apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado, e da Prefeitura Municipal de Salvador, tem como objetivo profissionalizar e fortalecer cada vez mais o turismo nacional e internacional. Na cerimônia foram apresentadas as principais diretrizes e estratégias do plano, para que a Bahia amplie sua atuação de forma qualificada e assertiva no segmento.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, frisou que, para além das belezas naturais do Brasil, é o povo brasileiro que protagoniza o fortalecimento do turismo, assim como ocorre na Bahia. “O turismo não se faz se não fizermos investimentos. O turismo não é algo solto, vago. Tem que haver a capacitação de quem trabalha com os turistas, mas também é preciso que tenha infraestrutura (estradas, telefonia, água, energia elétrica, segurança pública) e portanto fica aqui o meu compromisso como governador”, frisou.

“Essa parceria tem como missão desenvolver um setor que é extremamente importante no Brasil e na Bahia. Sabemos como a cadeia do turismo é grande e complexa, com gastronomia, transporte, hotelaria, dentre outros serviços. Nessa cadeia temos vários pequenos negócios e 95% das empresas na Bahia e no Brasil são de pequeno porte e no turismo isso é ainda mais avançado. Temos que capacitar o pequeno negócio para que ele possa prestar um bom serviço para o turista que vem de fora, que é mais exigente, que gera divisas, emprego e renda. E, se a gente consegue prestar um bom serviço, com certeza ele vai ficar mais tempo, deixando mais recursos aqui”, avalia o diretor Administrativo do Sebrae Bahia, Vitor Lopes.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, dirigiu a Vitor Lopes um agradecimento especial. “O Sebrae é um grande parceiro nacional. Em todo o Brasil, fazemos uma parceria muito importante. E sempre que a gente fala de turismo a gente tem que chegar na ponta de quem prepara, capacita e o Sebrae é decisivo nessa história”. Ele explicou que o nome Plano Brasis se deve ao fato de que o Brasil é um país único, mas nunca foi um só. “O Plano Brasis trabalha com diversidade, o que a Bahia tem bastante. Sol, praia, cultura, natureza e gastronomia o ano inteiro. O turismo não é secundário, não é sobre quem viaja, mas sim sobre quem recebe. O turismo internacional no Brasil bateu todos os recordes esse ano. Chegamos esta semana a 8 milhões de turistas internacionais e vamos chegar a nove milhões até o fim do ano”, define Freixo.

O turismo do estado tem atuado na promoção internacional do destino Bahia. Foi o que destacou o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar. “Aqui, temos uma estratégia turística Bahia 4.0, na qual desenvolvemos ações de qualificação da mão de obra de pequenos empreendedores. Contamos neste trabalho com o Sebrae, Senac, Universidade Federal da Bahia”, disse.

Segundo o coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Edcarlos Moreira, o Plano Brasis representa um marco para o turismo internacional e também para o nacional. “Com um olhar muito diverso para tudo aquilo que já existe no Brasil em termos de experiência turística, foi montado esse plano, que posiciona o país de maneira muito eficiente, mostrando como a gente deve ter uma abordagem mais direta com esses destinos que mais emitem o turista internacional para cá”, comenta.

O diretor de Turismo da Secom Salvador, Gegê Magalhães, agradeceu à Embratur por elaborar uma política de turismo verdadeiramente integrada, moderna e transformadora. “A chegada do Plano Brasis tem um significado especial. Este programa nasce para fortalecer a estratégia nacional de promoção dos destinos brasileiros, ampliando a competitividade, modernizando ferramentas e abrindo novas possibilidades para que estados e municípios avancem ainda mais”, disse.