ASN BA
Compartilhe

Sebrae Feira de Santana celebra 35 anos em 2026 com foco na inovação e no protagonismo dos pequenos negócios regionais

Com mais de 77 mil empresas mapeadas e 20 mil atendidas em 2025, instituição projeta novo ciclo de desenvolvimento setorial e ampliação de oportunidades para empreendedores
Por Juliana Vital para a ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Ao encerrar um ano de resultados expressivos, o Sebrae em Feira de Santana se prepara para celebrar, em 2026, três décadas e meia de atuação dedicada ao fortalecimento do empreendedorismo regional. Com um universo de 77.856 negócios mapeados e 20.244 micro e pequenas empresas atendidas diretamente em 2025, a instituição projeta para o próximo ano uma trajetória ainda mais focada em inovação, sustentabilidade e no protagonismo dos pequenos negócios como motores da economia local. O gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, destaca que a comemoração dos 35 anos será um marco para reconhecer conquistas e acelerar transformações.

“Chegamos a 2026 com a força de um ecossistema que se consolida a cada ano. As ações da regional alcançam os 71 municípios, com agências em Feira de Santana, Itaberaba e Euclides da Cunha, além de uma rede de parceiros que permite estar perto de quem empreende. Este território é marcado por negócios que abraçam a inovação, e nossos 35 anos simbolizam essa parceria de longa data com o desenvolvimento regional”, afirma Isailton.

Os números de 2025 refletem uma atuação estratégica e segmentada. Entre as iniciativas de destaque estão as trilhas personalizadas para o setor de Saúde e Bem-Estar. As capacitações sob medida para mulheres empreendedoras; que beneficiaram 42 empresárias de Feira e do Sisal, e a atuação em cadeias produtivas fundamentais; como Leite e Derivados, Apicultura e a Indústria Coureira; de Ipirá e Tracupá. O lançamento do Roteiro Gastronômico para Bares e Restaurantes também valorizou a culinária local e fomentou o turismo.

Para o gerente regional, o próximo ano será de consolidar e expandir essas frentes, com um olhar especial para a inserção dos negócios feirenses em cenários nacionais e globais. “Em 2025, tivemos a grata satisfação de ver a Realce Indústria na COP30 e a startup Puba, da UEFS, na Singapore Week of Innovation and Technology. Esses casos mostram a potência que temos aqui. Em 2026, queremos ampliar essas conexões, levando mais empreendedores a feiras e missões que abrem mercados e trazem novas perspectivas”, complementa.

A visão para o aniversário de 35 anos vai além da celebração. “Será um ano de reforçar nosso compromisso com a transformação econômica e social baseada no empreendedorismo. Queremos que cada pequeno negócio, seja do agro, do comércio, da indústria ou dos serviços, se sinta apoiado para inovar, crescer de forma sustentável e continuar sendo a força motriz de geração de emprego e renda na nossa região”, conclui Isailton Reis.