ASN BA
Compartilhe

Sebrae impulsiona debates sobre inovação e afroempreendedorismo no Festival Afrofuturismo

Evento no Pelourinho reúne especialistas para discutir IA, escalabilidade de negócios e fortalecimento do empreendedorismo negro
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

A 7ª edição do Festival Afrofuturismo aportou em Salvador, em 5 e 6 de dezembro, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. O evento é apontado como a maior conferência de futurismo, inovação e diversidade da América Latina e veio este ano com o tema “Ancestrais do Futuro”. O primeiro painel da tarde foi comandado pela coordenadora Nacional de Afroempreendedorismo do Sebrae, Fau Ferreira, que mediou os debates entre a CEO e fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva, e a gestora de Educação Financeira para Microempreendedores Individuais, Cinara Santos. O encontro é uma realização da Vale do Dendê, com apoio do Sebrae e patrocínio da Prefeitura de Salvador.

“O Sebrae, em especial nos dois últimos anos, tem se posicionado intencionalmente no atendimento ao público de empreendedores negros. Em função disso, estamos sempre fomentando e participando desses eventos voltados para a cultura negra, trazendo personalidades negras que tenham falas relevantes, porque nós queremos ver a transformação dos empreendedores. Nina e Cinara são cases e a fala delas toca muito as pessoas”, observou Fau Ferreira.

Nina Silva foi categórica ao aconselhar que os empreendedores, sejam startups ou não, devem se manter na trilha da Inteligência Artificial (IA) para alavancar seus negócios. “Utilizem os instrumentos tecnológicos para automatizar minimamente seus processos de produção do dia a dia”. Ela lembrou que as ferramentas estão literalmente à mão de todos, nos aparelhos celulares. “Não sabe fazer, acessa o afreektech.com [https://movimentoblackmoneyenterprise.ac-page.com/afreektech] e lá a gente ensina gratuitamente. Antes era o digital first. Agora é a vez do IA first”, complementa.

A CEO do MBM advertiu a plateia para a importância de escalar com os produtos e serviços originários da Bahia. “Eu espero que Salvador continue a crescer e a ser vista como uma cidade turística para o mundo, mas não apenas isso. É importante que artistas, quituteiras e demais empreendedores estejam estruturados para crescer como filiais, franquias. Pensem em negócios deste território que possam ser multiplicados, replicáveis e escaláveis para o mundo”, frisou.

Aqueles que desejam prosperar nos negócios foram instruídos por Cinara Santos a buscar planejamento e organização. “Busquem ferramentas que ajudem vocês a automatizarem o máximo o trabalho. Utilizem também suas redes de apoio, deleguem. Separem as contas pessoais das contas do negócio”, disse. A mentora observou, também, que é fundamental utilizar a conta PJ para fortalecer o perfil da empresa, deixando-a cada vez mais apta a se candidatar a crédito. “Não tenham medo de buscar crédito planejado”, finaliza.