O Sebrae lança, no próximo dia 26, a partir das 14h, na Casa das Histórias de Salvador, o Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Estado da Bahia, um desdobramento do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 (Plano Brasis), desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur. A iniciativa tem como propósito orientar a atuação do estado no mercado internacional de turismo, a partir da articulação entre as diretrizes nacionais, as vocações e as estratégias locais. No dia 05 de dezembro, o lançamento acontecerá em Porto Seguro.
Participam da cerimônia o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o diretor de Administração e Finanças, Vitor Lopes, além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O impacto para os empreendedores baianos do setor turístico será direto e profundo, pois o Plano Brasis reorganiza a forma como a Bahia será posicionada no exterior. O Sebrae é parte central da execução que chega à ponta. Com a medida, haverá o aumento da visibilidade internacional dos destinos e dos produtos locais. O plano estabelece prioridades claras de promoção por destinos, como Salvador, Morro de São Paulo, Porto Seguro e Chapada Diamantina. A partir da iniciativa, produtos e experiências desses destinos terão maior exposição nas “prateleiras internacionais” – operadores, Agências de Viagem Online (OTAs) e plataformas B2B/B2C – e aumentará a demanda por serviços locais, ampliando oportunidades de venda e faturamento.
De acordo com o coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Edicarlos Moreira, o Plano Brasis gera um impacto direto e altamente positivo para os pequenos negócios ao ampliar sua inserção na cadeia internacional de turismo, aumentar a visibilidade dos destinos baianos no exterior e fortalecer a qualificação empresarial. “Com a atuação integrada do Sebrae, esses empreendimentos passam a contar com maior preparo para atender padrões internacionais, acessar operadores e plataformas globais, diversificar produtos alinhados a segmentos de alto valor e aproveitar o aumento previsto do fluxo turístico internacional. Isso resulta em mais oportunidades de vendas, redução da sazonalidade, geração de renda e expansão da competitividade dos pequenos negócios em diferentes regiões do estado”, avalia.

