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Sebrae promove palestra “Metas que Movem Negócios – Planeje 2026”

Evento reuniu empreendedores e apresentou estratégias eficazes de como planejar a gestão dos negócios, otimizando resultados
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
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Planejar o lugar onde se quer chegar pode ser uma tarefa árdua, sobretudo quando se trata de empreendedorismo. Com o objetivo de promover um próximo ano com negócios mais bem sucedidos para micro e pequenos empresários, o Sebrae Bahia realizou, na tarde desta terça-feira (18), a palestra “Metas que Movem Negócios – Planeje 2026”, ministrada pela gestora estadual do Programa Sebrae na Sua Empresa, Paula Mascarenhas. O encontro aconteceu na Agência Sebrae, Costa Azul, em Salvador, e ofertou não apenas explanações teóricas mas contou também com atividades práticas de como se planejar para empreender com sucesso.

“É fundamental que o Sebrae promova essa temática para os empreendedores. Isso embasa o crescimento e a gestão da empresa”, disse a gestora. De acordo com ela, realizar um planejamento detalhado é fundamental. “Nós, seres humanos, não costumamos planejar e quando levamos isso para o nível do negócio se torna mais complicado, porque a gente repete os mesmos erros. Vivemos atropelados pela rotina, sem saber onde queremos chegar e, assim, desestruturamos as nossas ações, recursos financeiros e investimos pessoas em lugares errados, porque não sabemos quais objetivos e metas que a gente quer seguir”, afirmou Paula Mascarenhas.

A plateia, composta massivamente de empreendedoras, foi desafiada pela palestrante a proceder uma Análise de Negócios SWOT, ferramenta de planejamento estratégico que identifica as Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) de um negócio ou projeto. “Quando você planeja, a vida deixa de ser apenas reativa e passa a ser intencional”, adverte a gestora.

O passo inicial foi identificar o que atrapalha um empreendedor a planejar. Os participantes refletiram sobre as situações em que, se não conseguem realizar as tarefas de forma perfeita, desistem do objetivo. Outros empecilhos ao planejamento apontados foram a falta de recompensa rápida e de rotina e o medo de encarar a realidade, confrontando números e resultados da empresa.

Um vídeo exibido aos participantes revelou de forma simples como um menino planejou, com eficácia, o nascimento de um irmão que lhe fizesse companhia para jogar bola. Em casa sozinho, ele produziu um jantar para os pais, deixando-os a sós em clima romântico. Meses depois, nascia o irmãozinho, a quem ele foi visitar na maternidade, levando um par de pequenas chuteiras. “O empreendedor tem que agir com intenção”, advertiu Paula.

Em seguida, os participantes tiveram 15 minutos para preencher a primeira fase da Análise SWOT: o Diagnóstico, onde listaram pontos fortes, fragilidades, oportunidades e riscos de suas empresas. “Após a primeira etapa, vocês devem decidir para onde querem ir, transformando o diagnóstico em direção. O planejamento deve ser realista e coerente”, apontou a gestora.

Todos tiveram mais alguns minutos para cumprir a nova etapa, o Plano de Ação. Os empreendedores seguiram completando a análise SWOT e listaram os objetivos (qualitativos), metas (quantitativas) e definiram o período em que as ações devem ser revisadas. Por fim, a plateia se ateve às principais estratégias de como monitorar o planejamento dos negócios. “O monitoramento significa acompanhar regularmente todas as ações e resultados do planejamento”, explicou Paula Mascarenhas, listando algumas ferramentas: agenda de celular; planner; papel e postit; planilha simples, quadro branco. “Deixe sua meta visível”, aconselhou.