Nos dias 09 e 10 de julho, o Sebrae Teixeira de Freitas realizou um encontro entre produtores das cidades de Ibirapuã, Itanhém, Medeiros Neto e Vereda, para uma capacitação sobre a Formação de Cooperativas, através do projeto de Desenvolvimento de Queijarias Artesanais na região.
O palestrante foi o analista de desenvolvimento de Cooperativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) na Bahia, Valter Sampaio, responsável pela aplicação do Programa de Acompanhamento à Gestão Cooperativista, que tem como propósito a manutenção das características da Sociedade Cooperativa e o desenvolvimento da qualidade da sua gestão, preservando sua credibilidade e transparência por meio de mecanismos de governança.
A formação integrou uma programação que contemplou produtores da região na elaboração do Estatuto da Cooperativa de Queijo (Coopqueijo), possibilitando a expansão do espírito associativista entre empreendedores atendidos pelo projeto Leite e Derivados, do Sebrae. Ao final do evento, Valter Sampaio intermediou a elaboração coletiva do estatuto social da nova entidade, aplicando na teoria os conhecimentos previamente partilhados no curso.
Região
O Extremo-Sul é a maior bacia leiteira do estado e, através do Sebrae, desde 2015 vem desenvolvendo essa cadeia produtiva, levando ações relacionadas à gestão dos empreendimentos, manejo nutricional e reprodutivo, melhoramento genético dos rebanhos, beneficiamento do produto, e agregação de valor através de cursos de produção de queijos artesanais.
O Projeto de Desenvolvimento de Queijarias Artesanais, desde 2019, mantém o crescimento e desenvolvimento, através da conquista de excelentes resultados, como a capacitação dos produtores que gera melhoria dos produtos e, consequentemente, numerosas medalhas em concursos e premiações para os produtores atendidos.
O analista e gestor do Projeto Leite e Derivados do Sebrae em Teixeira de Freitas, Ismael Trindade, avalia os resultados. “Estes feitos evidenciam o impacto positivo do projeto de Desenvolvimento de Queijarias do Extremo-Sul da Bahia e vamos buscar potencializar ainda mais o queijo artesanal baiano”, celebrou.