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Programa Sebrae na sua Empresa contabiliza mais de 8 mil atendimentos em 2024

Agentes visitam presencialmente empresários em mais de 200 municípios baianos, levando soluções gratuitas
Por Marcia Gomes
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O Programa Sebrae na sua Empresa acaba de dar início às suas atividades, na Bahia, este ano. A iniciativa oferece atendimento de orientação técnica às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) em mais de 200 municípios baianos e tem o objetivo de atender até novembro de 2024 cerca de 50 mil empresas no estado. Até abril deste ano, mais de 8 mil empreendedores já foram atendidos.

Um Agente de Orientação Empresarial – contratado através de empresas credenciadas ao programa – vai presencialmente até o empresário, que responde a um diagnóstico de gestão empresarial através de aplicativo do Sebrae, baseado nas cinco principais áreas em que as empresas têm maior necessidade (Finanças, Marketing, Planejamento, Inovação e Pessoas). O atendimento presencial pode também ser solicitado, gratuitamente, através do link (Clique aqui).

Após responder o diagnóstico, o empresário recebe orientação técnica relacionada à sua principal necessidade e um Guia de Soluções com planilhas, ferramentas, e-books e diversos materiais na temática da sua necessidade, para que possa, de imediato, utilizar essas ferramentas para resolver as carências identificadas na análise.

Segundo a coordenadora do programa na Bahia, Marília Gonçalves, somente em 2023, o Sebrae realizou mais de um milhão de atendimentos, no país. “Quando o agente termina o diagnóstico com o aplicativo, o cliente recebe um relatório por e-mail e em seguida esse agente apresenta o nosso guia de soluções”, diz. Segundo ela, além das planilhas, vídeos e e-book, o guia disponibiliza ainda links de acesso a cursos oferecidos pelo Sebrae, gratuitamente.

“O agente sinaliza aos gestores do Sebrae se o cliente que recebeu diagnóstico precisa de atendimento prioritário e em que áreas. A partir disso, os gestores das regionais, através do aplicativo, visualizam os atendimentos e identificam se há necessidade de promover em determinada região uma consultoria, capacitação ou evento, de Finanças ou Marketing, por exemplo”, esclarece Marília Gonçalves. “O objetivo do programa é trazer esse cliente para o relacionamento com o Sebrae. Essa estratégia é uma referência em captação qualificada de clientes para a esteira de relacionamentos do Sebrae”, complementa.

Cliente Sebrae

Ruth Lima Ferreira e o marido, Irênio Alves Ferreira, são donos da Comercial Padrão (ME), há 14 anos, e da Irênio Alves Ferreira (empresa individual), há 13 anos, que comercializam material elétrico, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. “Depois da visita do agente (de Orientação Empresarial) na nossa loja, no início deste ano, foi apontado que deveríamos focar no financeiro. Meu marido, então, decidiu me deixar responsável por esse setor e disse que eu teria que procurar o Sebrae para aprender mais. Isso foi a melhor coisa que eu fiz”, lembra a empresária.

Antes do Programa Sebrae na Sua Empresa, Ruth admitia que não separava o dinheiro do negócio do dinheiro da família. “A gente não fazia o caixa. No final do dia, não sabíamos quanto havia sido vendido, mas hoje nós já temos isso tudo contabilizado. Também não sabíamos como retirar nosso salário. Ainda não está perfeito, mas depois do Sebrae melhoramos muito”, avalia.

Após o primeiro contato com o Sebrae, Ruth já realizou as seguintes atividades: Inova; Mulheres Empreendedoras, Mulheres que Conquistam e atualmente participa do Crescer. Ruth frisa ter adorado os eventos, cursos e mentorias do Sebrae e a maneira como os palestrantes e consultores orientam como o empresário deve agir. “Gostei demais dos eventos do Sebrae, tudo muito organizado, me ensinaram como oferecer descontos e tantos outros ensinamentos”, aponta.