ASN BA
Compartilhe

Cinco municípios do Sudoeste baiano aderem ao Cidade Empreendedora no 1º semestre de 2023

Ao todo, trabalho está sendo realizado em 10 municípios da região
Por Nayla Gusmão
ASN BA
Compartilhe

Direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento dos municípios integrando a gestão pública e os pequenos negócios. Esse é o objetivo do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que, nesse primeiro semestre de 2023, teve a adesão de cinco novos municípios do Sudoeste baiano: Contendas do Sincorá, Mortugaba, Caculé, Itagibá e Itarantim.

Esses municípios se juntam agora a outros cinco que aderiram ao programa ano passado para o ciclo 2022/2023, são eles: Anagé, Ubatã, Tanhaçu, Palmas de Monte Alto e Caetité.

Os municípios que aderiram ao programa em 2023 já realizaram as reuniões iniciais. Os trabalhos começarão a ser desenvolvidos dentro dos eixos de atuação. Já os municípios que fazem parte do programa desde 2022 estão avançando no desenvolvimento das atividades e já vivenciando os resultados na prática.

Diversos municípios baianos tiveram sua realidade transformada por meio de ações estratégicas do programa visando o desenvolvimento econômico e social. As cidades participantes do projeto desenvolvem ações dentro de 10 eixos de atuação propostos que contemplam diversas temáticas como incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, desburocratização, educação empreendedora, gestão municipal e priorização dos pequenos negócios locais nas compras governamentais.

Josi Viana, gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, destacou que todos os municípios participantes abraçaram o programa e estão engajados nas capacitações. “A expectativa é que possamos estimular o empreendedorismo e inserir os pequenos negócios na pauta do desenvolvimento local e com isso contribuir com a melhoria do ambiente de negócios destas cidades, de modo a impactar o território no qual estão inseridas, buscando um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, concluiu a gerente.