Cinco dias de imersão, aprendizados intensos e novas perspectivas para quem busca estruturar negócios inovadores e escaláveis. Assim foi a primeira edição do Empretec Startups, realizada de 8 a 12 de setembro, em Vitória da Conquista, pelo Sebrae em parceria com o Hub Conquista e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia (Secti).
De acordo com a orientadora de negócios do Sebrae, Priscila Gomes, a versão para startups amplia ainda mais o impacto da metodologia. “O Empretec Startup é um formato diferente, em que trabalha também o comportamento empreendedor, porém dentro da jornada do que uma startup precisa fazer para desenvolver o seu negócio. Como validação do problema, validação da solução, tração de mercado, apresentação para investidores. Durante a imersão, eles puderam tanto testar o seu comportamento empreendedor, como também passar por essa jornada que uma startup segue, além de conversar com alguns possíveis investidores”, destacou.
Reconhecido mundialmente como uma das metodologias mais eficazes para o desenvolvimento de empreendedores, o Empretec trouxe, em sua versão especial para startups, uma abordagem prática, estratégica e centrada no comportamento empreendedor. Durante a imersão, os participantes vivenciaram atividades de autoconhecimento, desafios em grupo e práticas de mercado, construindo bases sólidas para o crescimento de suas iniciativas.
Entre as histórias marcantes está a de João Teixeira, que participou da jornada. “Participar do Empretec Startups é, sem dúvida, uma experiência transformadora. Trata-se de uma oportunidade ímpar não apenas para compreender os conceitos e estruturas que sustentam o desenvolvimento e funcionamento de uma startup, mas, sobretudo, para vivenciar o que realmente diferencia um empreendedor de sucesso: o comportamento”, ressaltou.
João destacou que o programa vai além da técnica, provocando reflexões pessoais e coletivas. “Concluir o Empretec Startups significa assumir um compromisso consigo mesmo, sair com uma meta definida, um objetivo claro e um sonho estruturado. O trabalho realizado pelo Sebrae gera impacto imensurável em nossas vidas e negócios. É, de fato, uma virada de chave na forma de pensar, agir e empreender”, completou.
Durante o evento, a equipe formada por João e outros participantes conquistou o Prêmio Cria com um projeto desenvolvido dentro da imersão. Foi a Startup Conform, que busca resolver gargalos no gerenciamento de pós-obra da construção civil. O resultado já chamou atenção do mercado: dois dos três investidores presentes demonstraram interesse na solução apresentada, abrindo caminho para novos desdobramentos. “Agora vamos organizar as agendas e definir os próximos passos desse projeto, que nasceu literalmente como uma cria do Empretec Startups”, concluiu Teixeira.

