ASN BA
Compartilhe

Inscrições para o Agronordeste Digital estão abertas até segunda-feira (14)

Oeste da Bahia é uma das cinco regiões selecionadas para participar da chamada Desafio Startups, que vai apresentar soluções inovadoras para o agronegócio
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

Oeste da Bahia é uma das cinco regiões selecionadas para participar da chamada Desafio Startups, que vai apresentar soluções inovadoras para o agronegócio

Estão abertas as inscrições para o Agronordeste Digital, uma chamada para a seleção de startups que possam apresentar soluções inovadoras e de cunho tecnológico para o agronegócio. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (14) por esse link.

A iniciativa é do Ministério da Agricultura e conta com a parceria do Sebrae, Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Banco do Nordeste, Sudene, Embrapa, Ufersa, Univasf, UFOB, Ufcg, Ifba, CNI, Senai/FIEP (PB), Ifpe, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Abrafrutas, Cooperativa Optar orgânicos, Vale dos Quitandeiros.

As regiões escolhidas para a chamada são: Oeste Baiano (Bahia), Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia); Vale do Jaguaribe (Ceará); Vale do Açu (Rio Grande do Norte); e Campina Grande (Paraíba). As startups não precisam ser necessariamente desses locais. O objetivo é movimentar o ecossistema, além de promover a interação de diversas regiões em busca de soluções.

As empresas vão concorrer em duas categorias: nacional, aberta a startups nacionais ou internacionais, e regional, que será exclusiva para startups da região Nordeste. A seleção das empresas regionais será realizada por uma banca de especialistas no dia 29 de novembro, em Barreiras. Já a banca final será no dia 7 de dezembro, em Campina Grande. Haverá premiação nas duas categorias, sendo, troféu para as três primeiras colocadas de cada categoria e certificado do Mapa para as finalistas de cada categoria.

As startups têm como principais desafios: gestão de recursos hídricos, com soluções para combater o estresse hídrico, aumentando a produção e qualidade da produção nas condições do clima semiárido; rastreabilidade, com o desenvolvimento de soluções para acompanhamento e registro de informações sobre a origem do produto e processos envolvidos na produção; e gestão de custos e comercialização.

Outros desafios são: desenvolvimento de ferramentas digitais (aplicativos, softwares, entre outros) para auxiliar o produtor na gestão da propriedade rural; bioprodutos, com o desenvolvimento de bioinsumos de eficiência aumentada para o suprimento de nutrientes para o incremento da produção e qualidade da produção e/ou proteção de plantas contra estresses bióticos e abióticos; e digitalização de processos agroindustriais, com foco na automatização de processos, IoT do agro, tecnologias digitais para melhorar o fluxo de trabalho, fluxo de processos e o manejo de rebanhos.

Serviço

O quê: Agronordeste Digital (seleção de Startups do Agro)
Onde: Oeste Baiano (Bahia), Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia); Vale do Jaguaribe (Ceará); Vale do Açu (Rio Grande do Norte); e Campina Grande (Paraíba).
Quando: até 14 de novembro
Inscrições: gratuitas no link

Acesse o regulamento do Agronordeste Digital- https://sites.google.com/agro.gov.br/agronordestedigital/regulamento