Há cerca de um ano, a agência Sebrae Costa Azul, localizada no bairro do Costa Azul, em Salvador, tem oferecido gratuitamente o serviço de coworking para donos de microempresas e empresas de pequeno porte. O espaço dispõe de um ambiente empresarial agradável e criativo para a realização de reuniões presenciais e online, além da possibilidade de networking com outros empresários, entre outros benefícios.
A abertura do espaço ao público foi possível a partir da adesão à plataforma Conexa Coworking, um produto desenvolvido pela startup Conexa, do município de Feira de Santana. O objetivo do Sebrae em Salvador com esta parceria é de potencializar e apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios por meio do compartilhamento de espaço em uma agência que se destaca pela oferta de cursos, treinamentos etc.
A plataforma Conexa já é utilizada por uma média de 80% do mercado nacional que demanda por esse tipo de serviço, o que a torna uma startup líder no segmento. Cliente e também parceiro do Sebrae, Breno Caires, CEO da startup Conexa, diz estar contente pelo convite para a parceria e ainda ressalta as contribuições do Sebrae para a sua jornada empreendedora.
“Tenho uma construção de aprendizado oriunda de uma jornada de empreendedor que vem sendo construída ao longo de mais de dez anos. Sem sombra de dúvida, existe um dedo gigantesco do Sebrae na minha jornada”, afirma.
Ao analisar a necessidade de organização do espaço para coworking da agência Sebrae Costa Azul, Breno compreendeu que o software Conexa Coworking atenderia bem às necessidades elencadas e decidiu não só apoiar, mas acompanhar de perto todo o processo.
“Acredito muito no conceito do Sebrae Coworking porque está alinhado ao propósito do próprio Sebrae de apoiar, fazer networking e desenvolver empreendedores. Muito além da implantação do software, a startup Conexa se colocou sempre à disposição com intuito de fazer dar certo”, explica Breno.
Para a gestora da agência Sebrae Costa Azul, Mariana Cruz, a plataforma permitiu a abertura e a organização do espaço para o público externo, com bons resultados, algo que não era possível antes.
Ao destacar que a parceria acaba de completar um ano, Mariana ressalta os avanços alcançados. “O uso da plataforma proporcionou um salto fundamental para esse modelo de agência porque não conseguiríamos funcionar bem como um coworking e um espaço de treinamento sem uma boa organização. No momento, temos pouco mais de 500 usuários habilitados, apenas na nossa unidade, através do Conexa”, conta.
Diante dos resultados obtidos com a Agência Sebrae Costa Azul, Breno acredita que os próximos passos serão continuar a melhoraria e otimização da operação, para fazer com que este modelo possa ser usado por outras unidades do Sebrae na Bahia e no Brasil.
Na unidade do Sebrae em Feira de Santana, já está em estudo a possibilidade deste modelo ser implementado, como explica Breno. “O experimento feito aqui, o produto mínimo viável, já pode ser levado para outras unidades. Em Feira de Santana, há uma nova agência do Sebrae, com espaço que pode ser compartilhado e estamos ventilando a implantação de um sistema parecido, a fim de ajudar os empreendedores oferecendo esses espaços de trabalho”, finaliza.

