O Sebrae Bahia conduziu ao ELI SUMMIT uma caravana com 38 lideranças oriundas de dez municípios baianos. O grupo foi formado por representantes de atores dos ecossistemas municipais de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Entre Rios, Feira de Santana, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães, Lauro de Freitas, Salvador e Vitória da Conquista. A terceira edição do encontro, maior evento do Sistema Sebrae sobre Ecossistemas de Inovação, aconteceu de 11 a 13 de setembro, em Petrolina (PE).
O ELI SUMMIT reuniu, ao todo, 550 participantes de 7 países, com a presença de 10 experts internacionais e foram realizadas 15 visitas técnicas e nove oficinas de formação certificadas exclusivas. Do total de participantes, 145 estiveram presentes em 216 sessões de matchmaking – perfazendo 590 participações -, em 36 temáticas distintas. O tema foi “Epicentros de Ecossistemas de Inovação”, com o propósito estimular conexões e aprendizados entre ecossistemas locais de inovação do Brasil e ecossistemas internacionais inspiradores que acelerem o surgimento e desenvolvimento sustentável de ecossistemas locais de inovação no país.
A equipe da Bahia contou com 10 representantes da academia (UFOB, UNEB, IFBA, UFBA, IFBaiano); 11 de empresas; seis de governos municipais (Ilhéus, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Camaçari); 3 de mecanismos de inovação; e 8 da sociedade civil organizada.
Na avaliação da diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA (campus de Camaçari), Maiana Matos, participar do SUMMIT foi uma experiência enriquecedora. “Compartilhei experiências com pessoas de diversos Ecossistemas e níveis de maturidade do Brasil, conheci projetos e metodologias de parques tecnológicos de diferentes países, inclusive de Málaga, Cuba, Barcelona, e pude observar como as universidades interagem com as empresas nestes ambientes”, comentou.
Para a sócia-fundadora da Simplicitude, localizada em Ilhéus, Sheylla Tomás Silva, o evento superou suas expectativas. “Ver de perto os exemplos de fruticultura tecnificada foi essencial para expandir meus horizontes. Saio deste evento não só com novos referenciais de benchmark, mas também com reuniões agendadas para amadurecer ideias e projetos que surgiram nos matchmakings. Saio também com negócios firmados com novos parceiros que
participaram da missão e vão ajudar a Simplicitude a superar desafios atuais”, revelou.
“De todos os eventos que já participei, o ELI Summit é sem dúvidas o que mais me desperta um mix de emoções”, afirmou a presidente do Hub Lumus de Carreira e Inovação Social e founder da startup Newtoo, em Vitória da Conquista, Paloma Coutinho. “Pude ver no encontro o lado incrível do Brasil e o quanto temos pessoas de alto nível construindo uma nova realidade. Também vi um setor público que se mobiliza a favor da sua população e é um agente de grandes transformações positivas”, complementou.