O ecossistema de inovação de Feira de Santana comemora uma conquista significativa com a seleção de projetos vinculados a programas locais de incubação no edital Startup Nordeste. Essa iniciativa, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), busca impulsionar startups com alto potencial de crescimento e impacto social na região Nordeste.
Os projetos selecionados receberão capacitações, mentorias de especialistas e a Bolsa Sócio Empreendedor, no valor mensal de R$ 6.500, durante seis meses. Entre os aprovados, estão dois projetos do programa Novatores 2024 e um do programa Hub Residente 2023.
Lançado em 2024, o programa Novatores, em parceria com a Uefs, Sebrae e a UFRB, tem sido fundamental para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Feira de Santana. Na sua primeira edição, o programa recebeu 51 inscrições, oferecendo capacitações intensivas e mentorias para preparar os projetos para o mercado e promover o desenvolvimento.
As startups vinculadas à Uefs que se destacaram nessa seleção incluem:
- Adeyinka Estúdio (projeto acelerado pelo Novatores UEFS 2024);
- Éntomon (projeto incubado pela UEFS, egresso do doutorado e servidor da UEFS);
- FarinhaPhysa (projeto de aluno de doutorado da UEFS);
- MORADIA LEGAL & COMBO RURAL (projeto acelerado pelo Novatores, 1º colocado no Demoday);
- Unipharm (projeto de professores e alunos de computação e farmácia da UEFS).
“Este resultado mostra que a Uefs é também um hub de fomento a projetos inovadores com grande potencial, seja através das pesquisas da universidade, seja apoiando projetos da comunidade de toda região. A integração da universidade com a rede do ecossistema de inovação Inova Feira e com a comunidade de startups Santana Valley foi fundamental para chegarmos neste momento e buscar evoluir cada vez mais”, afirma Angelo Loula, coordenador de transferência de tecnologia da Inova Uefs e coordenador do programa Novatores da universidade.
O programa Hub Residente, lançado em 2023, é uma parceria do Sebrae Feira com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e o Hub Feira, oferecendo capacitações e mentorias para projetos com impacto socioeconômico na região. Com a entrada do Novatores em 2024, o Hub Residente passou a se concentrar em startups em estágios mais maduros.
De acordo com Leidiane Brito, gestora de inovação do Sebrae em Feira de Santana, “a sinergia entre várias instituições é um resultado animador. A inovação requer tempo, mas os resultados são certos”.
Leidiane destaca ainda que o exemplo do Porto Digital em Recife, que emprega 15 mil trabalhadores e movimenta R$4 bilhões anualmente, mostra que o amadurecimento de ecossistemas de inovação leva tempo, mas compensa.
A aprovação dos projetos no edital Startup Nordeste valida a qualidade das iniciativas incubadas localmente e abre portas para novas oportunidades de crescimento e impacto social. O programa oferece capacitação e apoio estratégico, fortalecendo o cenário empreendedor nordestino. “Essa conquista reafirma o compromisso do ecossistema local em fomentar o empreendedorismo inovador, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico de Feira de Santana”, conclui a analista do Sebrae.