ASN BA
Compartilhe

Com palestra musicada, Carlinhos Brown celebra 10 anos de Educação Empreendedora

Ecossistema de Educação Empreendedora reúne Sebrae e parceiros em Costa do Sauípe/BA
Por Pedro Soledade
ASN BA
Compartilhe

Há 10 anos, o músico e empreendedor de impacto social Carlinhos Brown participou do lançamento do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), em Brasília. De lá para cá, a Bahia se destacou pelo pioneirismo neste trabalho junto a alunos e educadores, alcançando 98% dos municípios do estado. Nacionalmente, os números também impressionam: são mais de 1 milhão de educadores e 13,5 milhões de atendimentos a alunos. É com este cenário e credenciais que o cacique do Candeal, Carlinhos Brown, apresentou a ‘Palestra Musicada’ nesta quinta-feira, 28, no II Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae, em Costa do Sauípe.

Brown relembrou sua trajetória e o despertar para o impacto da transformação social que o seu movimento empreendedor, a partir da música e da cultura, poderiam trazer para toda a comunidade. Como ressaltou o músico e compositor, a crença numa Educação inclusiva e verdadeiramente transformadora são inspirações para as suas composições. “Condiz, sim, com tudo o que estamos buscando nesses 10 anos. A educação transformadora foi o que me levou a escrever esse planeta é lindo de viver, esse planeta é lindo de morar!”, contou. “O Sebrae também deu confiança a mim e para a minha comunidade, para que existíssemos”, compartilhou.

“É um artista que transforma vidas, transforma territórios, como o trabalho realizado com o bairro do Candeal, e estamos aqui reunidos falando justamente sobre uma Educação Transformadora”, definiu a gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Janaína Neves.

Pontuando o diálogo com suas canções, que falam sobre o panorama social e trazem uma visão única da cultura baiana e brasileira, Brown trouxe mais reflexões para a tarde de trabalho dos participantes, lideranças da educação de todo o país, contando com autoridades e representantes dos poderes públicos federal e estadual, além de técnicos, especialistas e instituições representativas do setor.

Entre as organizações convidadas estão a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), UNICEF, Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), SENAI, SESI e SENAR, Centro Lemann, Instituto Ayrton Senna, Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Instituto Alana, Instituto Singularidades, Associação Cidade Escola Aprendiz, Mauricio de Souza Produções, formadores de opinião, além dos dirigentes do Sebrae Nacional e do Sebrae Bahia.

O II Encontro Nacional do Ecossistema de Educação Empreendedora prossegue até esta sexta-feira, 29, em Costa do Sauípe.