ASN BA
Compartilhe

Conecta ESG reúne Sistema Sebrae em Salvador

Interlocutores de sustentabilidade participaram da inauguração do SebraeEcos e discutem o tema na Bahia
Por Pedro Soledade
ASN BA
Compartilhe

Impacto, mobilização, educação e inspiração. Essas são as palavras de ordem do Conecta ESG, evento que reúne o comitê ESG do Sebrae Nacional e interlocutores do tema de sustentabilidade do Sistema Sebrae, em Salvador, nesta terça, 24, no recém-inaugurado SebraeEcos.

O encontro proporciona dinâmicas sobre enfrentamento dos desafios ligados à Agenda 2030, trazendo atividades e reflexões sobre como é possível contribuir individualmente para os objetivos traçados. Representando a diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho, a assessora Janaina Camarço saudou os presentes, reforçando o compromisso da liderança com o avanço da pauta ESG.

Já o diretor Técnico do Sebrae/MT André Schelini, representante do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), relembrou o propósito do Sebrae em sua fala inaugural. “Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil. Isto é muito profundo, também complexo, e exige de nós muita responsabilidade”, assinalou. Schelini ressaltou ainda a formação do Comitê ESG como uma ferramenta para articulação e promoção de parcerias entre instituições. Para ele, a realização da COP 30, em Belém (PA), representa uma oportunidade de colocar a força articuladora do Sebrae, com atores nacionais e internacionais, para dar protagonismo aos pequenos negócios na agenda ESG.

Além do Sebrae/NA, 15 unidades da federação participam do encontro. O fato foi celebrado pela coordenadora do comitê ESG do Nacional, Marina Parada. “Esse evento é uma oportunidade incrível para a gente se conectar, ver o que já tem sido feito, e para falar dos planos que temos daqui pra frente, para que a gente possa se unir e potencializar nossas ações, e não fazer trabalhos de forma isolada”, avaliou.

Em nome do Sebrae/BA, que recebe o encontro, a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do estado, Márcia Suede, agradeceu a parceria com o comitê ESG e com o CSS para a a realização do Conecta e inauguração do SebraeEcos. “É com muita alegria que a gente vê como realizamos esse movimento de engajamento e, através da sustentabilidade e de uma atitude de nos colocarmos no centro dessa mudança, como isto facilita o trabalho que temos junto às pequenas empresas”, analisou a gestora.

Os trabalhos na tarde desta quarta, 24, contaram com o painel “Microrrevoluções na construção de um mundo de bem viver”, com o especialista e sócio-fundador da Associação sem fins lucrativos Sala de Alma, Pedro Barros Fonseca; e com o painel “Aquecimento do tema para WarmDatas”, com as especialistas Carol Freitas e Rosana Rezende.

O Conecta ESG segue as atividades nesta quarta-feira, 25, no auditório da sede do Sebrae/BA.

SebraeEcos

O local funciona como uma extensão do Centro Sebrae de Sustentabilidade (MT), idealizado pelo Sebrae/BA em parceria com a prefeitura da capital baiana. As atividades do SebraeEcos representam o compromisso do Sebrae Bahia em liderar a transformação para um futuro mais sustentável e equilibrado, em que o pequeno negócio anda lado a lado com a sustentabilidade.

O espaço utiliza bioconstrução, reutilização de contêineres, referências a culturas ancestrais e à Bahia, técnicas de sustentabilidade e tecnologia avançada, onde temas cruciais, como uso eficiente da água, energia e gestão de resíduos sólidos são explorados.

No SebraeEcos, será oferecido atendimento para pequenos negócios que estejam em busca de soluções relacionadas à sustentabilidade, ofertando consultorias, cursos e conteúdos sobre o tema.