ASN BA Atualização
Compartilhe

Nova Canãa recebe dia de campo sobre nutrição animal

Evento reuniu cerca de 50 produtores rurais dos municípios da região
Por Nayla Gusmão para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Um momento destinado ao aprendizado dos produtores rurais da região que atuam com bovinocultura leiteira. Esse foi o dia de campo sobre nutrição animal promovido pelo Sebrae no dia 17/07, na fazenda bandeira do Acará no município de Nova Canãa.

Durante o evento foram abordados temas como: nutrição animal de bovinos, abrangendo a produção e utilização de silagem na alimentação de vacas leiteiras; o controle de cigarrinha e outras pragas na plantação; reserva alimentar para bovinos de leite, com enfoque no cultivo intensivo da palma forrageira e da cana-de-açúcar e o manejo reprodutivo de rebanho, destacando a prática de inseminação artificial por tempo fixo.

Um dos participantes dessa ação foi Thiago Alvez, proprietário do Rancho Santa Cruz III, em Santa Cruz da Vitória. Para ele foi um momento enriquecedor, pois foram apresentadas soluções para problemas vivenciados no dia a dia dos produtores.

“Foram tiradas muitas dúvidas sobre uma realidade em pastejo direto de palma que ainda é uma incógnita por não haver muitos sistemas iguais. Na visita sobre alimentação foi esclarecido muito sobre como melhor fornecer um alimento com o máximo do seu valor nutricional. No setor do controle de pragas, foi muito conhecimento, pois o controle e o preventivo sobre cigarrinha ainda era um entrave. Por fim, foi demonstrado o quanto é importante fazer um controle reprodutivo de qualidade utilizando tecnologias que podem trazer uma evolução gigantesca na propriedade”, destacou o produtor.

A analista técnica do Sebrae em Itapetinga, Andressa Coelho, ressaltou que o dia de campo foi elaborado pensando em atender as demandas particulares dos produtores da região. “A agente local de inovação da regional realizou uma oficina sobre gestão na bovinocultura de leite, para produtores da microrregião de Itapetinga. Na abertura desse evento pude conversar com os participantes acerca do que o Sebrae oferece no segmento do leite em termos de produtos individuais e também sobre instrutoria coletiva. Nesse sentido, surgiu a ideia de realizarmos um evento com um formato voltado mais para a prática do campo e que abordasse temas de maior interesse desse público, e assim fizemos”, concluiu a analista.