Ao todo, 17 lideranças rurais do município de Campo Formoso, no Centro-Norte baiano, participaram nos meses de maio, junho e julho da capacitação “Liderar o Futuro Rural”, do programa AgroNordeste. Iniciativa do Sebrae e da Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Sala do Empreendedor, o curso teve o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Formoso (ACIACF).
Com foco no desenvolvimento de líderes rurais e/ou potenciais líderes conscientes e engajados com as causas do campo, o Liderar o Futuro Rural desenvolve competências essenciais, considerando quatro aspectos distintos e entrelaçados: a pessoa como líder, o líder se relacionando com os outros líderes, líderes orientados para resultados e líderes promovendo o engajamento.
De acordo com o técnico do Sebrae em Jacobina, Valdemir Cavalcante de Matos, responsável pelo programa AgroNordeste na Regional, o Liderar o Futuro Rural prepara as lideranças para agirem em prol dos empreendimentos locais.
“O Curso Liderar O Futuro Rural representa uma oportunidade ímpar para lideranças rurais se fortaleceram enquanto agentes motores do desenvolvimento em suas localidades, em seus municípios e em sua região de origem. E foi com imensa satisfação que presenciei, no Encontro de Formatura, a riqueza de ideias e iniciativas que essas lideranças apresentaram como resultado da conclusão do curso”, destacou Valdemir.
Agricultor familiar, Aderbal Piaba, sobrevive da produção de hortaliças, legumes e frutas. Liderança na comunidade de Lagoa da Roça, zona rural de Campo Formoso, ele participou do Liderar o Futuro Rural e destacou a qualidade do curso: “Foi uma experiência inesquecível participar desse curso que teve orientação, assessoria e contribuição do professor Joselito, é só afirmou a importância de continuar fazendo a diferença é sendo sal e luz no mundo, inclusive na minha comunidade”, pontuou Aderbal.
Muito atuante na sua comunidade, em 2008 o agricultor iniciou um projeto de beneficiamento do licuri, que só ganhou espaço a partir de 2018. Em 2023 ele participou de uma consultoria do Sebrae na área de turismo de base comunitária. Na época da Pandemia, Aderbal participou do curso on-line Saberes dos Sabores, voltado ao turismo e que valoriza a potencialidade do campo e da zona rural.
Nesse ano, ao participar do Liderar o Futuro Rural, Aderbal desenvolveu e apresentou um projeto social voltado à sua comunidade. “O Ser Tão Rural tem o pertencimento da zona rural e visa fortalecer a nossa comunidade rural. A ideia é disseminar o turismo na zona rural de Campo Formoso, começando aqui por Lagoa da Roça”, finalizou.
-
-