O Circuito Agro, iniciativa do Sebrae que visa o fortalecimento do agronegócio no Território do Sertão do São Francisco, realizou nos dias 5 e 6 de setembro oficinas de capacitação para produtores da agricultura familiar e produtores rurais da fruticultura, pesca e caprinovinocultura do município de Sento-Sé, no Norte baiano.
As atividades aconteceram nas comunidades de Retiro de Cima e Brejo de Fora, abordando temas de interesse do segmento, com o intuito de fortalecer o agronegócio na região, com apoios da Associação Regional de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais de Sento-Sé e da Associação das Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto. Ao todo, 30 comunitários registraram presenças nas oficinas, cuja capacitação foi ministrada pelo analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral.
Na quinta-feira (5), “Seja um Empreendedor no Campo” foi o tema apresentado para os produtores da agricultura familiar da comunidade de Retiro de Cima. No dia seguinte, sexta-feira (6),os moradores de Brejo de Fora foram brindados com a apresentação do tema “Gestão Financeira para o Homem e a Mulher do Campo”.
Benedito Sirqueira, presidente da Associação Regional de Agricultores Familiar e Pescadores Artesanal de Sento Sé, considerou o evento como um marco para as comunidades. “Hoje testemunhamos um evento de esperança para os produtores e produtoras da região. O aprendizado recebido nos dá a esperança de continuar na luta, na certeza dos bons resultados que virão. Não estamos sozinhos nessa luta, porque temos o Sebrae como parceiro, ensinando o significado de ser um verdadeiro empreendedor”, acredita Siqueira.
A presidente da Associação das Comunidades Tradicionais de Fundo Pasto de Sento-Sé, Elzita de Barros, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae e da palestra sobre gestão financeira, por considerar o tema como o combustível para movimentar os negócios. “Saber gerir o dinheiro é crucial para o sucesso de qualquer empreendimento e nós, mulheres, que na maioria das vezes administramos o dia a dia das nossas casas, vivemos isso diariamente. Os conceitos trazidos pelo palestrante despertam em nós a vontade de aprender sempre mais para fortalecer o nosso trabalho”, afirma a presidente.
Condutor das oficinas e responsável pela gestão do Circuito Agro em Juazeiro, Edlan Amaral afirma que a percepção enquanto empreendedor é um divisor de águas fundamental para o homem e a mulher do campo. “Considerando que a partir disso, abre-se margem para a compreensão dos comportamentos empreendedores e sobre a necessidade de praticá-los no dia a dia. A gestão financeira é fundamental para os donos dos pequenos negócios e, ao abordar essa temática, ficamos muito satisfeitos em proporcionar essa construção conjunta do conhecimento para esse público, a fim de que eles potencializem os seus respectivos empreendimentos, tendo um maior domínio sobre as contas pessoais e do negócio, evitando erros comuns e consigam concretizar os seus objetivos”, conclui Amaral.