Na manhã desta quinta-feira (3), mulheres empreendedoras buscaram o atendimento da equipe de especialistas do Sebrae em Salvador, no Checkup Day Rosa, na agência Sebrae Costa Azul, e saíram com encaminhamento para a consultoria com o diagnóstico de quais áreas da empresa podem ser aprimoradas.
Numa parceria com o programa Sebrae Delas, o evento Checkup Day Rosa fez referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama, e levou profissionais com informações para o cuidado da saúde da mulher, da saúde emocional, além da atenção ao corpo, por meio da massagem, com a equipe de profissionais do Spa Delivery Eventos (@tamaraolivieri.spadelivery).
A gestora da agência Sebrae Costa Azul, Mariana Cruz, contou sobre a proposta do evento de oferecer capacitação empresarial, com foco nas mulheres. “Unimos uma causa importante que ocorre neste mês, o Outubro Rosa, com o Checkup Day Empresarial, que fazemos uma vez por mês. Trouxemos a abordagem do tema com conteúdos associados, a exemplo, das parceiras que irão tratar da saúde da mulher, mental, física e do bem-estar”.
“Isso tudo está relacionado à qualidade de vida no trabalho, na empresa dela. Tivemos o atendimento com uma psicóloga, uma estudante de medicina falou sobre a prevenção do câncer de mama, que é o tema principal, e outra empresa proporcionou a experiência com massagem”, explicou.
As participantes foram recebidas com boas-vindas, na sala Pense Fora da Caixa, pela analista técnica do Sebrae Letícia Sampaio, que falou sobre o evento que busca a longevidade das empresas, mas também incentiva a atenção à saúde das empreendedoras.
Em seguida, as participantes escutaram a palestra da Bacharela em Saúde e estudante de medicina, Carolina Teles, sobre as formas de prevenção do câncer de mama. “Iremos abordar o Movimento Internacional do Outubro Rosa, como foco no controle do câncer de mama. É importante realizar o diagnóstico precoce, o rastreamento, tratamento e o autocuidado ao longo da vida. Precisamos fazer a prevenção primária para que a detecção não seja feita apenas nos exames”, pontuou.
Em outra sala, a psicóloga Josy Nascimento (@josynascimentopsi) esteve à disposição para realizar atendimentos individuais e falar sobre a saúde emocional. Para Josy, as mulheres precisam usar as energias de forma equilibrada.
“Muitas vezes, as empresárias destinam muita energia no trabalho, mas elas também dão conta da família, dos filhos, companheiras, esposos. O que acontece? Isso não está errado, mas quando destinamos mais energia aos negócios sem ser estratégico, sem conhecer as emoções, isso pode impedir de elas terem tomadas de decisões mais assertivas. Mas quando as mulheres começarem a olhar para si, elas irão compreender que a empresa será o reflexo delas”, explicou.
Após a palestra, as empreendedoras passaram para o atendimento de avaliação da saúde de seus negócios. A partir das informações fornecidas por elas, um diagnóstico foi elaborado com informações sobre quais áreas da empresa precisavam de mais atenção.
Os especialistas do Sebrae ficaram à disposição para atender às empreendedoras por meio de consultoria nas áreas de marketing, gestão financeira, planejamento, análise de métricas, registro de marca e sustentabilidade.
A proposta do Checkup Day fez com que a empreendedora Gabriela Teixeira, da empresa de decoração Amar Festas, participasse do evento. “Percebi algumas dificuldades na empresa e não estava em condições de resolver sozinha. Daí tive a oportunidade de fazer o diagnóstico e é bom quando a gente tem alguém que é especialista para abrir nossos olhos”, reconheceu.
Para Gabriela também não foi surpresa a descoberta da área da empresa que precisa de mais atenção. “O resultado que saiu ali não foi diferente do que eu esperava, mas estava precisando que me dissessem ‘olha é isso mesmo que você está achando, isso aí você vai dar jeito’, e agora a gente vai lá para o especialista fazer a diferença na área de planejamento”, disse.
Já a empreendedora Priscila Silva, dona da Prisma Assessoria, que faz assessoria empresarial, buscou o Checkup Day para ter precisão de onde investir para o crescimento do negócio.
“Busquei para ter um diagnóstico mais preciso. Se eu estou caminhando e se a direção é essa, para não ficar mais em círculos. A ideia é confirmar a direção para poder seguir crescendo. Esse é o objetivo de todos nós. As áreas a serem cuidadas foram Finanças e Análise de métrica. Eu confesso que eu pensei que o planejamento ia ser a área que eu ia precisar mais”, contou.